Mitos e verdades sobre Branding
Você já ouviu falar em Branding?
Sabe qual é a sua função para a Marca? Para desvendar os mitos referentes ao
tema, Ana Couto, CEO da Ana Couto Branding, esclarece as principais dúvidas
sobre o segmento:
O papel do Branding é estratégico?
Verdade. O Branding deve alinhar toda a empresa à estratégia de
Marca e tem como objetivo criar uma proposta de valor – definição da essência
da Marca e de seus atributos – e alinhar a cultura corporativa com os objetivos
de construção do negócio no longo prazo, buscando maior diferenciação e
relevância para seus públicos de relacionamento. Com a definição do papel da
Marca, criamos a estratégia de negócios que define qual oferta de produtos e
serviços deve concretizar e expressar a proposta de valor da Marca. Por último,
porém não menos importante, temos a estratégia de comunicação, que informa a
todos os públicos o diferencial competitivo e o posicionamento da Marca, sendo
consistente em todos os pontos de contato, como, por exemplo, em campanhas na
mídia, nas redes sociais, nas promoções, etc.
Branding não tem nenhuma ligação
com o design?
Mito. O Branding constrói todo o campo associativo da Marca, mas é
o design que traduz seus atributos e seu posicionamento de forma mais eficaz.
As pessoas percebem mais diretamente o sentido visual por meio da imagem, da
cor e da forma e esse território é um grande aliado do Branding.
Uma Marca forte protege os
negócios?
Verdade. A Marca agrega valor à oferta de produtos e serviços da
empresa, elevando seu valor financeiro. Uma Marca com boa reputação tem muito
mais chances de criar fidelidade com seus consumidores, de lançar novos
produtos, de entrar em diferentes mercados e, claro, de contratar e reter
talentos. Em tempos de crise, marcas fortes recebem dos consumidores uma
segunda chance, diferentemente de Marcas desconhecidas, rapidamente
descartadas.
Branding é só cuidar da imagem?
Mito. O Branding tem que ir além da imagem. Marca bem forte tem o
papel de construir um relacionamento diferenciado com todos os seus públicos de
interesse, não só com o consumidor. Isso faz parte de uma boa estratégia de
Marca.
O passado da Marca pode ajudar na
criação de um novo Branding?
Verdade. Nunca negue suas origens. O passado é o ponto de partida
para o futuro. Se a Marca tem uma história, compartilhe as informações com a
agência de Branding. As Marcas de sucesso têm histórias para contar e as
pessoas gostam de compartilhar. Se sua Marca tem anos de vida, com certeza ela
também tem boas histórias. Descubra o quê desse tempo pode ser contado e
resignificado para perpetuar e construir um futuro mais forte.
Branding é só para grandes
empresas?
Mito. Empresas de pequeno e médio porte também devem se preocupar
em se diferenciar, criando valor e conquistando seus consumidores. Pelo fato de
as pequenas e médias empresas terem menos recursos, investir em um trabalho de
Branding garante alinhamento e assertividade em todos os esforços do negócio e
da comunicação. Isso é representado pelo que realmente pode diferenciar seu
negócio: sua Marca.
O consumidor tem um único papel:
comprar?
Mito. Seu consumidor pode ser acionista da sua empresa, trabalhar
nela ou viver na comunidade que ela impacta. As grandes mudanças dos últimos 30
anos criaram consumidores multipapéis: acesso ao mercado de capitais,
desenvolvimento das redes sociais, compra online e total informação sobre o
produto, desde seu preço até seu processo produtivo. Portanto, trate seu
consumidor como uma pessoa que pode cobrar de você uma postura perante o mundo!
Branding é um verbo no presente
contínuo?
Verdade. É uma ação que não para, não faz break, não descansa, não
fica em stand by e não pausa.
Fonte: Assessoria de Imprensa – www.anacouto.com.br