segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Retratos do presente, no futuro

Já pensou você em miniatura na estante da sua casa, parece brincadeira, mas não é.

Mais uma grande invenção do presente que vai – sem dúvida alguma – mudar muito nossa forma de lidar no futuro com as impressões em 3D.
Imagine uma figura de você mesmo. Agora, imagine você presentear os seus pais com uma miniatura dos netos para colocar na estante. É isto mesmo um boneco feito a partir das suas formas, mas de um modo muito mais acessível e sem dúvida alguma muito útil também. A empresa que tem sede na Alemanha, descobriu uma técnica genial de usar a impressora em 3D. Conhecida como fotogrametria, segundo a empresa a tecnologia é semelhante ao que muitas pessoas conhecem do efeito Matrix -  você pode eternizar um momento. O nascimento de um bebê, o casamento de um filho, a festa de 15 anos da filha, o animalzinho de estimação, a formatura e até aquele momento em nos sentimos o máximo pode ser eternizado.
Como funciona? assim: Você escolhe a roupa com a qual quer ser “copiado”, posiciona-se sobre uma máquina para ser fotografado e pronto (e nem precisa prender a respiração) o resultado é você em 3D, que você pode segurar nas mãos e olhá-lo por todos os lados.
Parte da técnica utilizada - o pó que auxilia na construção das miniaturas

A técnica também permite que seja feito a partir de fotografias já prontas, mas alguns critérios devem ser observados para que a cópia fique perfeita, como tipos de roupas, cores e outras informações que eles comunicam na hora de "fotografar" você. As miniaturas custam em média 250 euros e o tamanho varia entre 15 e 35 cm. Incrível.