quinta-feira, 25 de abril de 2013

Moda brasileira encanta jornalistas e clientes internacionais no Fashion Rio


A moda brasileira busca cada vez mais seu reconhecimento e, com ele, a realização de negócios sempre presente nos grandes eventos de moda realizados no Brasil. A parceria da APEX e ABIT tem encurtado a distância entre empresários e compradores.

Foto: Marcelo Lima

A edição de verão/2014 do Fashion Rio terminou na última sexta-feira (19/4).  Realizada na Marina da Glória, e contou com o apoio do Texbrasil (Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira), desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) em parceria com a  Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O Programa levou ao evento um grupo de oito compradores e treze jornalistas vindos de países como Itália, França, Inglaterra, Austrália, Argentina, Uruguai, Finlândia, Turquia e Líbano.

A moda vista por aqui surpreendeu os formadores de opinião. Entre eles, está  João Paulo Nunes, do The Huffington Post: “a moda brasileira possui um diálogo contínuo entre criatividade e produção em larga escala. Existem designers muito talentosos no Brasil, que merecem ser apreciados no país e no exterior. Pode demorar alguns anos, mas esse reconhecimento vai acontecer”, acredita. Segundo o jornalista, os estilistas e as marcas que expuseram suas coleções no Fashion Rio provaram ser capazes de se envolver em um discurso global sobre moda e usar o seu sofisticado vocabulário.

Para as compradoras Rita Okais e Marie Therese, da loja libanesa Symbiose, o evento possibilitou estreitar o relacionamento com empresas nacionais. “Tivemos a chance de conhecer muitas marcas interessantes”, comentam. A oportunidade de fazer contatos também foi destacada por Tereciña Leite, da uruguaia Te-modas: “estou encantada com todo apoio que recebi da Abit e do Programa Texbrasil. Fiquei muito feliz com o resultado”.

O grupo de compradores desta edição também contou com a presença de representantes de uma das mais importantes lojas de departamento do mundo, a inglesa Browns. Laura Larbalestier e Rebecca Osei-Baidoo ficaram encantadas não apenas com a moda brasileira, mas também com a beleza da cidade do Rio de Janeiro. A agenda dos compradores incluiu além dos desfiles, visitas a marcas, showrooms e encontros com os empresários brasileiros.

Fonte: TexBrasil - Assessoria de Imprensa

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Sebrae abre discussão sobre Mercado da Moda no Fashion Rio

Montado na Marina da Glória durante o Fashion Rio, o espaço Sebrae traz como tema principal a conectividade, com o objetivo de aproximar os empreendedores do mercado da moda e de seus consumidores. A decoração tem como referência os espaços digitais e possui tablets espalhados pelo lounge para facilitar o acesso dos visitantes aos principais sites de moda do país. Entre as diversas programações do espaço durante o evento, um talk show sobre gestão e mercado de moda.

foto: divulgação fashion rio