quinta-feira, 6 de junho de 2013

Moda e mídias sociais, em uma conversa que não pode parar

Uma das propostas mais inovadoras criadas nesta 8ª edição do Paraná Business Collection foi, sem dúvida alguma, um espaço dedicado exclusivamente à troca de ideias sobre moda e suas vertentes, principalmente na comunicação.
O Paraná, assim como muitos outros estados, ainda não encontrou a verdadeira identidade da moda. Na verdade o Brasil ainda busca uma identidade para moda tão forte quanto a que temos na nossa música. Um dos temas abordados no Zoom Cultural que conta com a promoção do Sesi, tratou com exclusividade um assunto muito atual, importante e inovador: o poder das mídias sociais junto à moda.

Mei Weller, Daniela Nogueira, Mallu Meyer e Thais Rossiter
no Zoom Cultural promovido pelo Sesi - Foto: Gelson Bampi

A troca de ideias contou com presença de profissionais que lidam com o dia-a-dia da moda e o seu entorno: Mallu Meyer, produtora executiva de moda, Mei Weller, booker da agência Mega Models e Thais Rossiter, estilista da Coca-Cola Clothing com mediação de Daniela Nogueira, professora do curso de Tecnologia em Design de Moda das Faculdades da Indústria do Sistema Fiep.
Entre os assuntos abordados destaques para os benefícios que as novas tecnologias e mídias sociais trazem para o mercado da moda (Meyer) e ainda como as novas tecnologias rompem fronteiras, ligam as pessoas e diminuem o preconceito (Pazetto). Outra contribuição importante veio da estilista Thais Rossiter quando afirma que a moda não é só criação, a moda é colocar a mão na massa, fazer a roupa que vai atender o mercado e não somente ilustrar os editoriais, revelando um mercado muito mais comercial que artístico e que, embora ambos tenham de estar em sintonia o profissional precisa saber criar para vender senão não serve para o mercado.
A proposta do Zoom Cultural deve continuar, acredito que um espaço para discussão sobre moda deveria ser mensal e reunir profissionais cada vez mais antenados com o mercado criativo e a indústria têxtil, somente assim conseguiremos formar bons profissionais e vê-los bem direcionados no mercado de trabalho altamente competitivo que é a moda no Paraná e no mundo.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Sorte Lafort!

Sorte foi o tema escolhido pela Lafort para nortear a coleção que já se apresenta com a cara do verão 2014.


Lafort - foto: Mauro Frasson

Sorte é abrir o evento com todas as mudanças propostas pela estrutura do evento e apresentar uma coleção clean, mínima e que na passarela foi o máximo.
Lafort - foto: Mauro Frasson
Sorte é ter criatividade, técnica e beleza de sobra em cada peça apresentada.
Lafort - foto: Mauro Frasson

A sorte foi lançada, agora sorte maior é ver todas as peças muito bem vestida por todas que viram e "curtiram" muito a belíssima coleção apresentada.
Lafort - foto: Gilson Abreu

Uma viagem pelo universo dos perfumes - em Curitiba

Um exemplo de como o perfume pode ser mais poderoso que qualquer corte e costura foi argumentado no romance O perfume, do alemão Patrick Süskind. O livro conta a história de Grenouille, um jovem que nasceu com incapacidade de produzir qualquer tipo de odor, mas tinha por outro lado, um poder sem igual em sentir cheiros. Comunicava-se mal por meio das palavras, mas aprendeu a raciocinar e analisar o mundo por meio dos cheiros.

Em uma das passagens do livro, é possível verificar a lógica da criação do autor. “Há sempre um poder de convicção no perfume que é mais forte do que palavras, do que olhar, sentimento e vontade. O poder de convicção do aroma não pode ser descartado, entra dentro de nós como o ar em nossos pulmões, nos ocupa completamente, não há antídoto contra ele.”
foto: divulgação
O perfume existe há séculos, mas sua relação com a moda ficou mais forte com o lançamento do Chanel nº 5, no início do século e até hoje influencia designers de sucesso a lançarem suas fragrâncias.
Um dos principais designers de moda das últimas duas décadas, Narciso Rodriguez desempenha um papel singular na moda mundial e lança, em colaboração com Beauté Prestige International. Por isso, pela primeira vez no Brasil, a marca Narciso Rodriguez apresentará de forma diferenciada as suas fragrâncias de 7 a 12 de Junho de 2013, no Shopping Barigui, ou na segunda semana no Shopping Muller, de 16 a 21 de Junho de 2013, ambos na cidade de Curitiba.
LANÇAMENTO A FRAGRÂNCIA L`EAU DE NARCISO RODRIGUEZ

Elegância e sofisticação não irão faltar no espaço, que oferece além de promotores especializados, história sobre cada fragrância e um perfil do fashion designer mais badalado dos últimos anos. Além disso, teremos um aplicativo interativo que irá orientar os consumidores a identificar a fragrância que mais combina com o seu estilo.

Para saber mais: 
Curitiba - Shopping Barigui de 7 a 12 de Junho (em frente à perfumaria Sepha)
Curitiba - Shopping Muller de 16 a 21 de Junho (em frente à perfumaria Free Itália)

Paraná Business Collection - A moda paranaense como ela é

Dizem que o número 8 é um número mágico, o número do infinito e que pessoas, eventos, cidades que tenham de alguma modo a influência deste número tem lá sua cota de bons fluídos. Números a parte, a verdade é que chegamos à oitava edição do evento Paraná Business Collection com mudanças significativas e com um único objetivo: o de melhorar o número de negócios realizados pela indústria da moda do Paraná.
foto: Mauro Frasson - All Purpose

O evento muda quando troca toda uma equipe acostumada a repetir erros e acertos durante tantos anos, também muda quando esta nova equipe cheia de energia e experiência propõe modelos atuais de eventos pois só assim o evento conseguirá atingir o grande palco da moda que é sair do sul e mostrar para todo o Brasil o que que a moda paranaense tem que merece ser vista e ser conhecida no Brasil e no mundo.
A partir de hoje até sexta feira (7) vamos mostrar bem de perto, a moda paranaense como ela é.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Programa em gestão do negócio moda, no PR, orienta empresários a se diferenciar no mercado

Mais de 60 empresas do setor de vestuário serão beneficiadas, no Paraná, com um programa voltado para a gestão do negócio moda. A iniciativa, do Sebrae/PR, contempla workshops sobre mercado e consumo e será oferecida entre os meses de junho, julho e agosto em Maringá, Apucarana, Francisco Beltrão e Terra Roxa, cidades polo do setor no Estado.

Pólo de Moda bebê - na cidade de Terra Roxa
foto: paraíso bebê



O principal objetivo é orientar empresários para que desenvolvam e incorporem diferenciais em suas coleções e marcas, com base na compreensão do perfil de seus consumidores; na utilização de elementos como a brasilidade; na gestão de marca; e no desenvolvimento de coleções voltadas às expectativas do mercado-alvo.
O programa completo conta com os workshops: "Quem é o meu consumidor?", que vai tratar dos conceitos de brasilidade e comportamento de consumo; "Como me posicionar no meu mercado", que trará informações sobre gestão de marca com foco no conceito de branding e posicionamento de mercado; e "Como atender o meu mercado", onde serão abordadas questões relacionadas à inovação e ao desenvolvimento de produtos com informações sobre novos conceitos, materiais e processos.