quarta-feira, 24 de julho de 2013

Fotogramas da Moda

Por C.A.Macchia
Quando os irmãos Auguste e Louis Lumière, em 28 de dezembro de 1895 projetaram em uma tela branca no subterrâneo do Café Paris um dos dez rolos de filme com durações entre 40 e 50 segundos, intitulado “A chegada do trem à Estação Ciotat”, além do inusitado e conseqüente pânico que causou a cena de uma composição parecendo romper o écran e atingir uma terceira dimensão, também sobre esta superfície branca surgia a maior e mais influente passarela do mundo da moda.

Cartaz dos Irmãos Lumière
Desse longínquo dia até hoje o cinema passou a ter forte influência sobre gostos e costumes em todo o planeta.
Como o tema é infinito, pois você leitor veste-se, age, reflete, faz citações, alegra suas conversas, sempre com alguns fotogramas que lhe marcaram a vida até este momento, vamos iniciar com um marco dos anos 70.

a moda e os anos 70
1977
De repente o final de uma década marcada pela guerra fria, o medo de uma explosão nuclear, o câncer como signo da sentença de morte, as ditaduras latino-americanas  criaram o ambiente para uma geração que tinha no medo sua tradução maior.
Reprimida pois não viveu Woodstock, Beatles, a Era de Aquário passou sem nada trazer de bom ou mau, e o livro mais influente para muitos era “Eram os deuses astronautas” de um medíocre contador suíço chamado Erich von Daniken, que dizia que nada que a humanidade construiu ao longo de sua história era mérito do prodígio humano, mas sim de seres cósmicos que vinham brincar de parquinho em nosso planetinha azul.
Era o coup de grace nas vãs esperanças dessa geração assustada.
Bem, de repente surge um personagem de terno branco, camisa preta, sapato de salto alto que parecia levitar sobre uma pista de luzes multicoloridas ao som de uma batida contagiante de outros garotos de Liverpol, que atendiam pelo nome de Bee Gees.
Foi o suficiente.
Do dia para a noite o mundo era de Tony Monteiro, conhecido atualmente como John Travolta.

John Travolta e o filme Os embalos de sábado a noite
“How Deep Is Love” era o background de qualquer situação romântica.
Seja das festinhas de garagem aos saraus de domingos. Noivos casaram-se sob este tema. Não interessa se estivesse em Katmandu ou no Crato. A letra era o de menos. O som era o máximo. Claro que o álbum duplo do filme era o objeto de consumo de todos.
Porém, a música era apenas uma parte desse cenário.
Sem os coletes, as calças coladas de boca sino, os sapatos plataforma nenhum mancebo podia ter sucesso.
Claro que as coquetes também tinham sua indumentária de vestidos até a canela, preferencialmente de cores fortes, pintura com muito brilho e cabelos longos e cacheados, além das meias três quartos coloridas, e sandálias de salto alto.
Chinês, Norueguês, Paulistano, para quebrar a rima barata entravam nas Discotecas com coreografias ensaiadas e as roupas rigorosamente definidas.
O mundo entrou na febre do sábado a noite. Uma febre que alegrou ao menos o fim de uma década assustadora.
No Brasil a novela Dancin’ Days, consagrou esta moda. Ninguém com mais de 15 anos e menos de 20 saía de casa para uma Discoteca sem seus trajes de Saturday Night Fever.
Claro que existiam as outras tribos como a turma do chamado “rook pauleira”, mas era de fato uma minoria.
Durante três anos todos viviam uma “Night Fever” que aqueceu uma geração planetária.
Assim as fibras sintéticas, as maquiagens berrantes, as camisas sociais utilizadas de forma despojada romperam uma série de preconceitos e criaram muitos outros.

O fato é que o cinema é a passarela.
Através dele um roteiro de estilos é criado para você.
Até mais. 

domingo, 21 de julho de 2013

LUTO NA MODA, FESTA NO CÉU...


Nos anos 90 tive a oportunidade de conhecê-lo em um dos concursos que a Elite Models franqueou quando eu, ainda aspirante a modelo era apresentada pela querida Regina Murça, a este maravilhoso e fascinante universo “fashion” que norteou minha vida, minha formação e minha carreira, até hoje. Em tempos atuais podemos dizer que perdemos um empreendedor, um visionário, o criador de um estilo, dos grandes concursos e das “super models”. Se existe um céu, tem uma bela festa acontecendo neste fim de semana por lá. Aqui deixo minha homenagem.

Foto: entre as inúmeras tops descobertas
John Casablancas nasceu em Nova York, cidade de oportunidades, cidade onde qualquer imigrante determinado, vence! como um dia revelou Oprah Winfrey. E ele venceu a vida, e viveu como muitos almejam viver. Com um olho “treinado” para o belo revelou para o mundo, nos anos 80 e 90 e 00, as mais belas mulheres – atrizes e modelos - que até hoje movimentam grandes somas no mercado publicitário da moda, entre elas: Adriana Lima, Alessandra Ambrósio, Ana Beatriz Barros, Caroline Ribeiro, Cindy Crawford, Claudia Schiffer, Fernanda Tavares, Heidi Klum, Isabeli Fontana, Linda Evangelista, Naomi Campbell, Stephanie Seymour, Cameron Diaz, Drew Barrymore, Uma Thurman, Daria Werbowy, Ashley Judd, Kirsten Dunst, Tyra Banks, Monica Bellucci, Andie MacDowell, Paulina Porizkova, Isabella Rosselini e Nastassja Kinski, etc.
Foto: John Casablancas, Ana Beatriz Barros (esq) e modelo
Conviveu sempre com o chamado “grand monde”, mas tornou-se internacionalmente conhecido como fundador da agência de modelos Elite, que lançou as mais famosas modelos e expandiu-se por vários países. Depois de um período afastado do meio, por uma cláusula de não-competição no mercado, voltou em 2008, com a inauguração da Joy Model Management. Até o final de 2009 pretendia abrir filiais de sua nova agência em outros países.
Foto: divulgação


Foto: com Cindy Crowford e Naomy Campbell

Morreu na manhã deste sábado (20), o empresário da moda lutava contra um câncer, esteve internado por duas ocasiões no hospital Samaritano, no Rio de Janeiro em abril e maio último.
Foto: John  Casablancas e Aline Wermelinger

Em 2008, lançou a biografia “Vida Modelo”, onde revelava os bastidores dos desfiles e agências de modelos.
De origem catalã, John Casablancas era casado com a ex-modelo brasileira Aline Wermelinger, deixou cinco filhos, entre eles Julian Casablancas, vocalista da banda de rock americana The Strokes.

O poder da mulher forte

Em busca de mulheres reais e de personalidade marcante grandes marcas de luxo recorrem à modelos que fizeram diferença no mundo da beleza e da moda e hoje brilham com sua beleza de mulher madura e forte.

Foto: Getty Image

Conhecida pela aura de glamour que conferia aos eventos em que marcava presença a ex-primeira-dama francesa marcou presença na apresentação da nova coleção da Bulgari, em Itália.
No entanto, durante os anos em que ocupou o lugar de primeira-dama do Eliseu, ao lado de Nicolas Sarkozy, a ex-modelo e cantora adotou uma postura muito discreta, surgindo com looks formais e cores pouco favorecedoras.

Foto: divulgação

Agora, porém, Bruni parece ter renascido e acabou por brilhar mais do que nunca na apresentação da nova coleção de alta joalharia da Bulgari – marca da qual é agora embaixadora – que decorreu em Portofino, Itália.
Em entrevista, a cantora falou sobre a decisão de ter protagonizado as fotos para a marca italiana. “Para mim, a Bulgari é símbolo de paixão e da alegria viva e colorida”, explicou. “Como as pedras preciosas da pulseira Seventies que a minha tia usava quando eu era criança. Adorava aquela pulseira. A sua alegria, fantasia. Sonhei um dia ter uma peça daquelas. Tal como eu, veio de Itália para Paris. Talvez tenha sido esse o motivo por eu ter gostado tanto dela”, acrescentou a Bruni, radiante por ter voltado a trabalhar como modelo.
A campanha da coleção Diva é assinada pelo fotógrafo Terry Richardson.