sábado, 1 de junho de 2013

Profissão: Modelo!

Atualmente todos sabem que existem alguns critérios exigidos para se tornar modelo, no entanto algumas modelos ainda surpreendem. Fotografada por Mário Testino para a capa da Vogue de junho 2013, Gisele Bündchen em mais uma edição da revista, revela porque a cada dia se torna mais e mais valiosa como modelo e porque recebe, merecidamente, o título de Über model.

Foto Mario Testino - Revista Vogue junho

Gisele deu à luz seu segundo filho - uma menina - em dezembro de 2012. Estas fotos foram tiradas dois meses depois. Apenas 8 semanas após dar à luz.


Foto Mario Testino - Revista Vogue junho
Exibir esta boa forma prova que cada vez mais é preciso disciplina para ser modelo, além é claro de toda tecnologia e outros recursos que os bons cachês oferecidos para ela e outras supermodelos que também exibem boa forma depois de se tornarem mães. Simplesmente linda!

Foto Mario Testino - Revista Vogue junho


quarta-feira, 29 de maio de 2013

Empregos na indústria têxtil e de confecção crescem 115% no primeiro quadrimestre de 2013

De janeiro a abril deste ano, o saldo de emprego foi de 25.097 ante 11.692, tendo como referência o mesmo período de 2012. Em março, a produção brasileira do segmento de vestuário apontou crescimento de 2,7% em relação a fevereiro. No setor têxtil houve leve retração de 0,4% no período, segundo dados do IBGE.
As exportações neste setor contam com grande apoio de entidades como ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) e Apex (Agência Brasileira de promoção de exportações e investimentos)

foto: divulgação
Empregos
O saldo entre contratações e demissões na indústria têxtil e de confecção, em abril, foi de 5.315 contra 3.140 no confronto com o mesmo período do ano passado, uma elevação de 69% segundo dados do Caged.

foto: divulgação

Comércio exterior
Em abril, as importações de produtos têxteis e de vestuário registraram alta de 25,4% em valor e de 17,3% em volume, totalizando 104,8 mil toneladas. Analisando apenas o segmento de vestuário, o incremento foi bem maior: 51,1% em valor e 45,5% em volume, somando 11 mil toneladas.


Fonte: oficina da comunicação – Assessoria de Imprensa

terça-feira, 28 de maio de 2013

O futuro é um lugar incrível

O mercado de impressão em 3D começa a despontar no Brasil e no mundo. Algumas impressoras já estão disponíveis no mercado nacional, no entanto fora do Brasil muita coisa tem sido “inventada” por meio desta nova tecnologia. O preço das impressoras “caseiras” varia de R$ 3,5 a R$ 10 mil. A qualidade da máquina depende principalmente de duas variáveis: resolução e volume. O primeiro item se refere à precisão com que o produto será impresso. A segunda variável está ligada ao tamanho das peças que podem ser feitas com a impressora.
calçados "impressos" em 3D

Mas, Continuum é uma grife a parte, um laboratório de design experimental. Aqui o objetivo é definir o futuro da moda combinando tecnologia emergente e uma visão clara para o design, distintamente conhecido como wearable. Em um bom português: A arte vestível.
Vestido "impresso" 3D

Para entender melhor refere-se a uma continuidade da visão do projeto, desenho e manufatura ao varejo. Aqui aplica-se as tecnologias digitais para a criação de projeto sob medida distinta. A moda é projetada como software, onde um conceito é destilado como conjuntos de regras e interações. O processo é o produto.
Versões diferentes a partir de um desenho de vestido - 3D

Coleção de sapatos sapato 3D impresso, "strvct"*, usa materiais inovadores para criar designs de fantasia inspirados. * Strvct refere-se a estrutura. Os sapatos strvct são usáveis. Eles são revestidos com uma sola de couro, e revestido com uma borracha sintética na parte inferior para proporcionar tração.
Mais uma peça "impressa" em 3D
O futuro da moda e dos produtos de consumo em geral, não reside apenas em tecnologias e materiais mais avançados, mas também em reavaliar a própria infra-estrutura de projeto, fabricação e varejo. Misturando fabricação rápida, software interativo, e a acessibilidade da web, pode-se deixar as pessoas participarem diretamente do processo de design e produção.
E todas as peças, são usáveis para prova
Em suma, a coleção "D" é na verdade um pedaço de software. O aplicativo D.dress permite que você desenhe um vestido, transforme-o em um modelo 3D e exporte um padrão de corte para fazer o vestido real, dimensionado para as suas medidas. Um cortador laser ou traçador corta o padrão de tecido, para então costurar a peça. Todos os projetos são unificados em torno do tema do pequeno vestido preto, e a triangulação usada no software. Isso permite que, basicamente, qualquer estilista pode  criar o seu próprio design de vestido inovador.

Capital erótico. A beleza compensa

Estudos realizados nos Estados Unidos, em 2011, e disponíveis através de livros pelos pesquisadores: Daniel Hamermesh (A Beleza Rende) e Catherine Hakim (O Poder do Capital Erótico), revelam que há uma elite, de aproximadamente 200 milhões de pessoas em todo o mundo que não se destaca pelo dinheiro, poder ou pela inteligência. Eles recebem mais atenção quando crianças tendem a ser mais populares na adolescência, conseguem amor e sexo mais fácil quando se tornam adultos e, segundo as pesquisas, ganham melhor na carreira profissional e, ainda, têm facilidade para se casar com gente rica. 
Capa do livro Capital Erótico e a autora, Catherine Hakim

Mais do que apenas seduzir as pessoas, a beleza tem o poder de iludi-las – e isso também ajuda a explicar seu sucesso social e corporativo. Por meio de um fenômeno que os cientistas batizaram de “efeito aura”, a beleza é associada, inconscientemente, a características positivas como inteligência, caráter e liderança. Isso acontece com crianças na creche e com adultos no trabalho. Um estudo feito em 1970 pelas universidades de Minnesota e Wisconsin demonstrou – por meio de experimentos com fotos – que os mais
bonitos são considerados mais sociáveis, mais capazes, mais bem-sucedidos e até melhores maridos ou mulheres que o resto da população. Isto, sem abrir a boca. O “efeito aura” cria a expectativa de perfeição em torno da beleza física e favorece espontaneamente (e injustamente) quem nasceu bonito – um tipo de percepção que também lança raízes na história.
Christine Lagarde e Barack Obama, dois exemplos de capital erótico muito bem empregado. 
O que revela que "beleza" a qual o capital erótico trata, é um pouco mais que um rosto perfeito.

Os lósofos gregos acreditavam, quatro séculos antes de Cristo, que a beleza estava ligada a qualidades como justiça e simetria. Um corpo, para ser realmente belo, deveria estar recheado de aspirações elevadas e imperecíveis. Na Idade Média, essa noção
foi banalizada e passou a prevalecer a ideia mais simples de que a aparência reetia o caráter. Os belos eram bons, os feios eram maus. Parte dessa superstição se inltrou na cultura moderna e inuencia nossa compreensão do mundo ainda hoje. “A ausência da beleza nos causa cada vez mais estranhamento. Vivemos uma cultura erotizada, que espirra em todos os âmbitos da vida, dos relacionamentos pessoais ao mundo corporativo”, arma a psicóloga Joana Vilhena, da PUC do Rio de Janeiro, coordenadora do Laboratório de Doenças da Beleza. “A valorização do capital erótico está na contramão da aceitação das diferenças.”
Em todo o mundo, apenas 3% das mulheres e 2% dos homens são considerados muito bonitos (fonte: pesquisa realizada na Grã Bretanha, 1991 – revista exame, setembro\2011).

Fonte: TCC Consultoria de Imagem - Lucia Wander

Arte e moda em papel

Uma boutique do papel. Até o nome "boutique" a linguagem da moda empresta para promover a arte e torná-la mais acessível. É isto mesmo a Casa 8 Design em papel, acaba de receber produtos únicos assinados pelo artista plástico brasileiro Romero Britto e pela estilista espanhola Agatha Ruiz de la Prada.

Coleção 2012 de Agatha Ruiz de La Prada

A empresa já tem em suas prateleiras ítens do The Metropolitan Museum of Art e artigos com o tema da banda inglesa de rock mais aclamada da história: os Beatles. As novas coleções da papelaria incluem cartões, imãs, cadernos, cadernetas, estojos, mochilas, canetas, post its, entre outros.
Há dez anos no mercado, a Casa 8 - vem se destacando como boutique papelaria. As prateleiras da loja reúnem as melhores linhas de papéis e presentes em geral, com modelos exclusivos de cartões e convites.
São três lojas em São Paulo, além de uma em Brasília, onde os apaixonados pelo gênero se divertem em meio a tantas opções e diferenciais que a loja oferece.


Para saber mais: www.casa8.com.br

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Costura perfeita. Para as mães que costuram!

No dia 25 de maio comemoramos o dia da indústria. A indústria que eu conheci desde muito cedo foi a indústria de confecção. É claro que ninguém me falou, quando pequena, que este era o nome, eu sabia apenas que era uma indústria de roupas. Da qual minha vó e minha mãe me queriam longe porque eu poderia estudar e “ser bem mais”.
Eu estudei e bastante, fiz faculdade de Moda (tava no sangue) e depois como eu não gostava de costurar ou desenhar roupas eu fiz Jornalismo porque sabia que era aqui que estava meu caminho e,  sabe quais são os melhores textos e assuntos que gosto de escrever: é sobre Moda e tudo que acontece nos bastidores da indústria da moda.
em casa tinha uma assim

Então, no dia em que comemoramos o dia da costureira, um brinde aos alfaiates, às costureiras (em especial a minha mãe Wandira) e a todos os profissionais que, literalmente, colocam a mão na massa para vestir pessoas que adoram despir para poder vestir novamente.

Empresários paranaenses participam de evento de moda no Rio de Janeiro

Cinco empresas paranaenses participaram no último dia 14 do Salão Bossa Nova de Moda e Negócios, que aconteceu no Rio de Janeiro. Os espaços, destinados às marcas Vooz Fashion, Zunk, Smel Brasil, Grupo Smel e Hard Bulls, foram articulados pelo Sebrae/PR e garantiam às empresas a oportunidade de apresentar as coleções de Primavera/Verão 2013/2014.
Look da Vooz Fashion          Smel Brasil

O Salão Bossa Nova de Moda,  surgiu da fusão de dois eventos de negócios que contavam com o apoio das mesmas entidades e aconteciam na mesma cidade em períodos muito próximos. Assim, o bom senso dos empresários produtores de ambos eventos, Eloysa Simão e Paulo Borges foi o sinalizador para a fusão, desta forma garante-se uma presença maior de compradores nacionais e internacionais além dos profissionais de imprensa.
Eloysa Simão (Fashion Business)  e Paulo Borges (Rio a Porter)

De acordo com a coordenadora estadual do Setor de Vestuário do Sebrae/PR, Carla Werkhauser, é uma grande oportunidade para a moda paranaense conquistar mais visibilidade. “É de suma importância que as empresas participem de eventos desse porte, porque quando a marca entra em mercados expressivos, como o do Rio de Janeiro, ganha muito mais possibilidades de expandir para outras localidades do País”, afirma a consultora do Sebrae/PR.
Além de estimular a participação em eventos, Carla Werkhauser diz que o Sebrae/PR atua na orientação dos empresários quanto à gestão do negócio moda. O objetivo é apresentar novas estratégias de negócio, tendências de consumo e os movimentos do mercado, aumentando a competitividade das empresas do setor em todo Estado. “Almejamos que a moda paranaense desponte mais ícones nacionais. Para isso, realizamos um trabalho de análise de mercado e do perfil do consumidor para que o desenvolvimento de produtos atenda às expectativas, desde a criação até a comercialização, do cliente.”
Élvio Saito, consultor do Sebrae/PR e gestor do Projeto Moda Noroeste do Paraná, afirma que a atuação da entidade, junto às empresas, também prioriza o design, a criatividade, a inovação e a expansão de mercado. “No Projeto, as empresas são preparadas para desenvolverem produtos com valor agregado porque, ao participarem de eventos importantes, como o Salão Bossa Nova de Moda e Negócios, conseguem projetar as marcas paranaenses em âmbito nacional”, enfatiza.
A próxima ação voltada a prospecção de novos mercados será no Paraná Business Colection 2013, evento realizado pelo Sebrae/PR, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e Conselho Setorial da Indústria do Vestuário, e que acontece de 4 a 7 de junho, em Curitiba. Mais informações podem ser obtidas no site www.eventopbc.com.br.

Fonte: assessoria de imprensa sebrae/pr