Um dos melhores exemplos de fusão moda e arte foi a "leitura" feita por Yves Saint Laurent em 1965 do quadro de Mondrian. A meu ver esta é a melhor maneira de revelar como é possível "vestir" algo de arte. Isto mostra que a moda é democrática e permite que pessoas "comuns" tenham contato com uma obra arte que sequer teriam a oportunidade de conhecer se não houvesse a interferência da moda.
fashion then
Nos mercados nos quais a moda é atividade antiga, o interesse dos
profissionais do ramo por manifestações culturais, entre elas, as artes
visuais, o cinema, o teatro e a música,
é grande e consolidado. Existe um motivo claro para isso. Com a necessidade que
o mercado exige de mudanças rápidas, é nestas manifestações que a moda encontra
subsídios para se reinventar. Também é por aí, pela identificação cultural, que
ela estabelece pontos de contato com o consumidor. Acompanhar a história da
moda é outro interesse que mistura, de maneira eficiente, o entretenimento
cultural com estratégias comerciais. É possível fazer isso através de livros e
grandes exposições temáticas, que trazem um apanhado de determinado período ou
da obra de algum criador, alimentando o processo de pesquisa com ideias e
informações.
Editorial da revista Vogue Brasil de fevereiro 2013, inspirado nas
igrejas barrocas de Salvador
Moda
é cultura no Brasil
Para amparar o crescimento do interesse do
brasileiro pelas manifestações artísticas, é necessário que as mudanças
aconteçam também na sustentação legal. No que diz respeito à moda, desde 2010,
ela foi classificada, no Brasil, como manifestação cultural e passou a receber
incentivos fiscais do governo. Desde outubro de 2012, encontros vêm sendo
realizados para articular a participação da moda brasileira nas Arenas
Culturais – projeto para a copa do mundo 2014. Então mãos à obra, se você tem “bons”
projetos na área da moda, acredite, acesse e invista.
(http://www.cultura.gov.br/noticias-sefic/-/asset_publisher/QRV5ftQkjXuV/content/minc-realiza-mais-um-encontro-com-a-moda-582619/10895)
David Bomberg | John Galliano - Paris
Moda brasileira com identidade
A maneira
como a moda brasileira e seus agentes irão alinha-ser com este interesse
cultural amplificado irá definir o futuro do setor. Apesar de não ser uma
atividade das mais antigas no Brasil, a moda vem construindo uma história
consistente por aqui. Hoje, algumas marcas já podem contabilizar mais de três décadas
de existência, suficiente para terem estabelecido uma identidade reconhecível
no mercado. Além disso, os desfiles organizados ocorrem desde 1996 . Estas
condições somadas, ou seja, o histórico de realizações na área, funcionam como
um acervo disponível para uso. Desta forma, os departamentos de criação e
pesquisa podem se debruçar sobre a própria história da moda nacional e
encontrar nela subsídios para o desenvolvimento de novas coleções. É
sintomático o surgimento de uma editora no país, a Estação das Letras, voltada
para a publicação de livros dedicados a pensar a moda brasileira.
Livros lançados pela editora Estação das Letras
Fonte: www.usefashion.com