A moda brasileira busca cada vez mais seu reconhecimento e, com
ele, a realização de negócios sempre presente nos grandes eventos de moda
realizados no Brasil. A parceria da APEX e ABIT tem encurtado a distância entre
empresários e compradores.
Foto: Marcelo Lima
A edição de verão/2014 do Fashion Rio terminou na última sexta-feira (19/4). Realizada na Marina da Glória, e contou com o apoio do Texbrasil (Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira), desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). O Programa levou ao evento um grupo de oito compradores e treze jornalistas vindos de países como Itália, França, Inglaterra, Austrália, Argentina, Uruguai, Finlândia, Turquia e Líbano.
A moda vista por aqui surpreendeu os formadores de opinião.
Entre eles, está João Paulo Nunes, do
The Huffington Post: “a moda brasileira possui um diálogo contínuo entre
criatividade e produção em larga escala. Existem designers muito talentosos no
Brasil, que merecem ser apreciados no país e no exterior. Pode demorar alguns
anos, mas esse reconhecimento vai acontecer”, acredita. Segundo o jornalista,
os estilistas e as marcas que expuseram suas coleções no Fashion Rio provaram
ser capazes de se envolver em um discurso global sobre moda e usar o seu
sofisticado vocabulário.
Para as compradoras Rita Okais e Marie Therese, da loja
libanesa Symbiose, o evento possibilitou estreitar o relacionamento com
empresas nacionais. “Tivemos a chance de conhecer muitas marcas interessantes”,
comentam. A oportunidade de fazer contatos também foi destacada por Tereciña
Leite, da uruguaia Te-modas: “estou encantada com todo apoio que recebi da Abit
e do Programa Texbrasil. Fiquei muito feliz com o resultado”.
O grupo de compradores desta edição também contou com a
presença de representantes de uma das mais importantes lojas de departamento do
mundo, a inglesa Browns. Laura Larbalestier e Rebecca Osei-Baidoo ficaram
encantadas não apenas com a moda brasileira, mas também com a beleza da cidade
do Rio de Janeiro. A agenda dos compradores incluiu além dos desfiles, visitas
a marcas, showrooms e encontros com os empresários brasileiros.
Fonte: TexBrasil - Assessoria de Imprensa