terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Maringá, mais uma vez, sediará um grande evento de moda no estado

A união de esforços, e de interesses em comum, para fortalecer a indústria Têxtil Paranaense propõe a criação de um Instituto para desenvolvimento da Moda Paranaense.

Foto: Rogério Theo - Paraná Business Collection
Representatividade política, linhas de crédito especiais, qualificação e valorização profissional são os principais pontos da estratégia para 2014
As indústrias do setor do Vestuário e Têxtil do Paraná deverão ter, em breve, um instituto exclusivo, voltado a seu desenvolvimento, com ações que aumentem a competitividade frente a concorrentes nacionais e de outros países.

Foto: Rogério Theo - Paraná Business Collection
A decisão, tomada como prioridade para o ano de 2014, pelos representantes dos Sindicatos do Vestuário de todo o estado tem como finalidade unir um setor que há 15 anos se uniu, fortaleceu e atualizou o mercado – através do Planejamento Estratégico realizado em 1999 -  revelando para todo o Brasil o potencial da indústria têxtil e do vestuário do Paraná.

A expectativa dos defensores da criação do instituto é que a iniciativa mobilize em seu entorno escolas de moda, fornecedores, governo do Estado, representantes do legislativo, Sistema Fiep, Sebrae e, principalmente as  Universidades e escolas formadoras dos profissionais da área.
Em longo prazo, a expectativa é de que a entidade seja um polo atrativo de outras empresas ligadas ao setor e ponto inicial de um distrito industrial vocacional, com benefícios fiscais. “Da forma como a ação está desenhada, sabemos que precisaremos de 10, 15 anos. Mas é necessário dar início a estas ações já”, pontuou Marcelo Surek, coordenador do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário e Têxtil.
Dentre as decisões para a união do setor e a criação do instituto, a migração do evento Paraná Business Collection, para a cidade de Maringá foi a mais acertada e emergencial, pois a cidade reúne em todo seu entorno cerca de 4 mil pequenas e médias empresas com potencial fortíssimo – industrial e criativo – para fazer a diferença na indústria da moda paranaense.
A qualificação e valorização de mão de obra estão entre as principais preocupações dos industriais do Vestuário. O conselho também definiu um grupo de trabalho voltado ao tema. Ciclos de palestras, parcerias com escolas de moda e legalização de estrangeiros que queiram trabalhar no setor estão entre as principais ações deste grupo.
Paraná é o quinto maior produtor do setor do vestuário do Brasil, em volume. Maringá é o segundo maior polo de confecções do Brasil. No estado, 90% das empresas do setor são pequenas ou micro. Cerca de 80% das peças são confeccionadas pelas próprias empresas, com apenas 20% de terceirização.