Se a indústria da moda
movimenta bilhões de dólares no mundo, com o Brasil, apesar da menor
visibilidade, não seria diferente. As marcas brasileiras ainda são pouco
conhecidas no exterior - com exceção das Havaianas, que já estão nos pés dos
gringos há algum tempo -, mas as empresas têxteis e de confecções vêm ganhando
espaço. O diretor superintendente da Associação Brasileira de Indústria Têxtil
e de Confecção (Abit), Fernando Valente Pimentel, afirma que o faturamento da
indústria têxtil, até novembro, chegou a US$ 65 bilhões. Já o faturamento do
varejo chegou a cerca de US$ 120 bilhões.
Apesar de as marcas brasileiras serem pouco conhecidas,
a indústria têxtil e de confecções está ganhando espaço
no mercado internacional.
Foto: Shutterstock
Fernando Pimentel
afirma que a moda brasileira começa a se tornar conhecida no exterior pelo
investimento em sustentabilidade e pelas roupas de praia, muito populares em
diversos países. Contudo, ainda enfrenta obstáculos para se tornar mais
competitiva como os altos impostos para os empresários e o elevado custo com
logística e encargos trabalhistas. "Nós temos uma estrutura de custo cara,
ela está sendo exacerbada na medida em que no mundo está sobrando produto e
faltando consumidor", afirma.
Desde 2000, a Abit
mantém um convênio com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos (Apex-Brasil) para incentivar as vendas do setor. Por meio do
Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira, o Texbrasil, são
promovidas feiras, capacitação de profissionais, além do estabelecimento de
contato entre empresas nacionais e estrangeiras. O diretor de negócios da
Apex-Brasil, Rogério Bellini, afirma que um dos principais objetivos da
iniciativa é auxiliar na inserção das empresas brasileiras no mercado
internacional. Ele lembra que as companhias têxteis que participam do programa
já apresentaram um crescimento de 17%. A renovação do programa, feita este ano,
prevê um investimento de R$ 17 milhões nas empresas voltadas para a indústria
da moda
Programa Texbrasil promove feiras para estabelecer
contato entre empresas brasileiras
e, possíveis,
compradores estrangeiros -
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and Video / Shutterstock
Programa da Apex irá
investir R$ 17 milhões no setor
Indústria
Têxtil e de confecções se tornou conhecida internacionalmente pelo
investimento em sustentabilidade.
Fonte: portal TERRA - 04/12/2012
foto: shutterstock
Desde o início do
Texbrasil, Bellini recorda que já foram trazidos para o Brasil cerca de mil
compradores internacionais e mil jornalistas, que são considerados importantes
para divulgar o andamento da indústria brasileira da moda. "Também
ocorreram mais de 200 feiras. Cerca de 1,46 mil empresas brasileiras
participaram de eventos fora do Brasil", ressalta Bellini.
Fonte: portal TERRA - 04/12/2012