As empresas que
passaram a criar roupas para mulheres acima do peso justificam a iniciativa com
uma história que se repete: as lojistas tinham uma confecção de roupas
femininas tradicionais e perceberam uma demanda crescente por tamanhos maiores.
Esse "boom" é impulsionado pelo
crescente número de pessoas com sobrepeso no Brasil. Dados do IBGE apontam que
praticamente metade dos adultos está acima do peso (51% dos homens e 48% das
mulheres).
Diante desse cenário, grandes lojas de
departamento também estão percebendo esse nicho e investindo no ramo. É o caso
do Carrefour e da C&A, que lançou no fim do ano passado sua linha plus
size, estrelada pela cantora Preta Gil.
foto: divulgação C &A
"Identificamos uma oportunidade de melhor
atender este segmento plus size e, buscando democratizar o acesso ao melhor das
tendências mundiais para nosso público, criamos a coleção Special for
You", diz Paulo Correa, vice-presidente comercial da C&A. "[A
linha] está tendo uma avaliação do público e um desempenho muito
significativo."
Mercado Plus size
- R$ 4,5 bilhões: é valor movimentado pelo mercado plus size no país
- 51% dos brasileiros está acima do peso
- 48% das brasileiros está acima do peso
Fonte: ABRAVEST e IBGE
O crescimento desse mercado
também se reflete na internet, como é o caso da recém-inaugurada loja online
Flaminga, especializada em moda plus size. (http://www.flaminga.com.br)
"A maioria das gordinhas não
tem prazer na compra física", afirma Sylvia Sendacz, sócia-proprietária da
Flaminga. "Já online, elas não precisam passar pela humilhação de, no
provador, ter de ficar pedindo um número maior para a vendedora."
A loja online também explora um
outro nicho, o de moda plus size voltado para um público mais refinado.
"Nosso desafio é convencer marcas para a classe A, a investir em roupas de
qualidade para gordinha, mostrar que é um desafio criar moda para elas",
conta a empresária.
Outros nichos dentro da moda para
gordinhas também estão florescendo. É o caso de marcas de biquinis, roupas de
ginástica e de vestidos de festas e de noiva.
"A procura por meus modelos
de numeração maior fez com que aumentássemos em 60% nossas peças plus
size", comemora Edson Eddel, da marca de vestidos de noiva.
http://www.edsoneddelnoivas.com.br
Fonte: BBC Brasil em São Paulo -
Mariana Della Barba