quinta-feira, 18 de abril de 2013

Mercado plus size cresce e movimenta mais de R$ 4 bi no Brasil


As empresas que passaram a criar roupas para mulheres acima do peso justificam a iniciativa com uma história que se repete: as lojistas tinham uma confecção de roupas femininas tradicionais e perceberam uma demanda crescente por tamanhos maiores.


Em todo o país esse mercado já movimenta anualmente cerca de R$ 4,5 bilhões, o que significa cerca de 5% do faturamento total do setor de vestuário em geral, que hoje ultrapassa os R$ 90 bilhões, segundo a Associação Brasileira do Vestuário (Abravest).
Esse "boom" é impulsionado pelo crescente número de pessoas com sobrepeso no Brasil. Dados do IBGE apontam que praticamente metade dos adultos está acima do peso (51% dos homens e 48% das mulheres).
Diante desse cenário, grandes lojas de departamento também estão percebendo esse nicho e investindo no ramo. É o caso do Carrefour e da C&A, que lançou no fim do ano passado sua linha plus size, estrelada pela cantora Preta Gil.
foto: divulgação C &A
"Identificamos uma oportunidade de melhor atender este segmento plus size e, buscando democratizar o acesso ao melhor das tendências mundiais para nosso público, criamos a coleção Special for You", diz Paulo Correa, vice-presidente comercial da C&A. "[A linha] está tendo uma avaliação do público e um desempenho muito significativo."


Mercado Plus size

  •  R$ 4,5 bilhões: é valor movimentado pelo mercado plus size no país
  • 51% dos brasileiros está acima do peso
  • 48% das brasileiros está acima do peso
       Fonte: ABRAVEST e IBGE

O crescimento desse mercado também se reflete na internet, como é o caso da recém-inaugurada loja online Flaminga, especializada em moda plus size. (http://www.flaminga.com.br)
"A maioria das gordinhas não tem prazer na compra física", afirma Sylvia Sendacz, sócia-proprietária da Flaminga. "Já online, elas não precisam passar pela humilhação de, no provador, ter de ficar pedindo um número maior para a vendedora."
A loja online também explora um outro nicho, o de moda plus size voltado para um público mais refinado. "Nosso desafio é convencer marcas para a classe A, a investir em roupas de qualidade para gordinha, mostrar que é um desafio criar moda para elas", conta a empresária.
Outros nichos dentro da moda para gordinhas também estão florescendo. É o caso de marcas de biquinis, roupas de ginástica e de vestidos de festas e de noiva.
"A procura por meus modelos de numeração maior fez com que aumentássemos em 60% nossas peças plus size", comemora Edson Eddel, da marca de vestidos de noiva. http://www.edsoneddelnoivas.com.br

Fonte: BBC Brasil em São Paulo - Mariana Della Barba