sexta-feira, 19 de abril de 2013

Indústria da moda brasileira ganha espaço no mercado mundial

Se a indústria da moda movimenta bilhões de dólares no mundo, com o Brasil, apesar da menor visibilidade, não seria diferente. As marcas brasileiras ainda são pouco conhecidas no exterior - com exceção das Havaianas, que já estão nos pés dos gringos há algum tempo -, mas as empresas têxteis e de confecções vêm ganhando espaço. O diretor superintendente da Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fernando Valente Pimentel, afirma que o faturamento da indústria têxtil, até novembro, chegou a US$ 65 bilhões. Já o faturamento do varejo chegou a cerca de US$ 120 bilhões.

Apesar de as marcas brasileiras serem pouco conhecidas,
a indústria têxtil e de confecções está ganhando espaço no mercado internacional.
Foto: Shutterstock

Fernando Pimentel afirma que a moda brasileira começa a se tornar conhecida no exterior pelo investimento em sustentabilidade e pelas roupas de praia, muito populares em diversos países. Contudo, ainda enfrenta obstáculos para se tornar mais competitiva como os altos impostos para os empresários e o elevado custo com logística e encargos trabalhistas. "Nós temos uma estrutura de custo cara, ela está sendo exacerbada na medida em que no mundo está sobrando produto e faltando consumidor", afirma.

Programa Texbrasil promove feiras para estabelecer contato entre empresas brasileiras
 e, possíveis, compradores estrangeiros -
Foto: Losevsky Photo and Video / Shutterstock


Programa da Apex irá investir R$ 17 milhões no setor

Desde 2000, a Abit mantém um convênio com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para incentivar as vendas do setor. Por meio do Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira, o Texbrasil, são promovidas feiras, capacitação de profissionais, além do estabelecimento de contato entre empresas nacionais e estrangeiras. O diretor de negócios da Apex-Brasil, Rogério Bellini, afirma que um dos principais objetivos da iniciativa é auxiliar na inserção das empresas brasileiras no mercado internacional. Ele lembra que as companhias têxteis que participam do programa já apresentaram um crescimento de 17%. A renovação do programa, feita este ano, prevê um investimento de R$ 17 milhões nas empresas voltadas para a indústria da moda


Indústria Têxtil e de confecções se tornou conhecida internacionalmente pelo investimento em sustentabilidade.
foto: shutterstock

Desde o início do Texbrasil, Bellini recorda que já foram trazidos para o Brasil cerca de mil compradores internacionais e mil jornalistas, que são considerados importantes para divulgar o andamento da indústria brasileira da moda. "Também ocorreram mais de 200 feiras. Cerca de 1,46 mil empresas brasileiras participaram de eventos fora do Brasil", ressalta Bellini.


Fonte: portal TERRA - 04/12/2012