domingo, 9 de junho de 2013

São Paulo ... zero grau!

Néle Azevedo é artista e pesquisadora independente. Vive e trabalha em São Paulo (São Paulo que eu amo muito!) Ainda não vi nada com referência a esta a artista, na moda, mas que é genial a obra.. isto é.

Berlim 2009 - foto Néle Azevedo

É mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP em 2003, Bacharel em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina em 1997.
Monumento mínimo - fev. 2013

Monumento Minimo - Santiago do Chile - 2012

Em 2002 recebeu o prêmio viagem ao Japão pelo Salão Bunkyo com um trabalho de instalação de esculturas em acrílico. No mesmo ano de 2002 inicia intervenções no espaço urbano com o Projeto Monumento Mínimo tendo como eixo de discussão os monumentos públicos nas metrópoles contemporâneas como Brasília, Salvador, Curitiba, São Paulo, Havana -Cuba, Tóquio e Kyoto- Japão, Paris-França, Braunschweig-Alemanha, Porto–Portugal, Florença-Itália e Berlin-Alemanha. Essas intervenções ficaram mundialmente conhecidas como “melting men” ou “army of melting men”.
Viaduto Santa Efigênia - 2002

Amsterdan - 2012

As intervenções no espaço urbano Monumento Mínimo, Glória às lutas inglórias ou Anhangabaú: um rio para os ausentes se originam a partir da história local e são efêmeras. A dimensão almejada é sempre aquela em que a produção artística tem o sentido de um fazer político-poético. Arte e convívio, arte e troca, arte como moeda de circulação.