terça-feira, 11 de junho de 2013

Os números do Paraná Business Collection

44 marcas participaram do Show Room de negócios realizado pelo evento Paraná Business Collection em sua oitava edição. Oito “grandes” empresas desfilaram suas coleções e 5 estilistas da “nova” geração foram contemplados com a participação nesta edição.
desfile novos talentos - foto: Mauro Frasson

O evento que promoveu mudanças significativas em toda sua estrutura – direção criativa, curadoria com profissionais de moda, zoom cultural, imprensa nacional, etc – ficou belíssimo, porém ainda não conseguiu aproximar as grandes marcas do conhecido “corredor da moda” localizado no norte e noroeste do estado para marcarem presença no maior evento de moda do estado.
Os números do Paraná na indústria da moda são bastante motivadores, 6.500 empresas (pequenas, médias e micro empresas. Fonte SEBRAE.2010) que empregam aproximadamente 100 mil pessoas formalmente, fora os profissionais autônomos que vivem à “margem’ da moda, costureiras, bordadeiras, estilistas, stylists e ainda as empresas que terceirizam e até quarterizam seus serviços, promovendo uma quantidade tão grande ou mais de  profissionais que prestam serviços para que a engrenagem funciona perfeitamente – por dentro e por fora – aqui podemos registrar produtores de moda, modelos, camareiras, faxineiras, iluminadores, montadores, etc. São aproximadamente 500 mil pessoas, ou mais, que vivem no entorno deste mercado no estado do Paraná, sem vínculo algum profissional.
Das 44 empresas que participam do Salão de Negócios 30% são paranaenses,
30% de Minas Gerais, 13% de Santa Catarina e 13% do Rio Grande do Sul (Foto: Mauro Frasson)

Dados do SEBRAE-PR confirmam que o Paraná ocupa a quarta posição entre os principais polos produtivos do Brasil. Uma das características da indústria do vestuário do Paraná é a organização em Arranjo Produtivo Local (APL). Em todo o estado são seis, localizados em: Londrina, Apucarana, Cianorte, Maringá, Terra Roxa, Francisco Beltrão e Imbituva. (fonte: Sebrae)
O evento Paraná Business Collection não tem patrocinadores privados, como deseja qualquer promotor de evento, isto quer dizer que através de entidades como a FIEP Federação das Indústrias do Estado do Paraná, que oficialmente representa as mais de 6.500 indústrias de confecção e o SEBRAE que assume uma boa parte da conta além de alguns excelentes “apoiadores” como o grupo RPCcom, O Boticário, entre outros.
O espaço Sesi Zoom Cultural - o melhor do evento! 
Um espaço para quem quer discutir e entender  sobre o mercado da moda


O número de empresas que participaram do show room de negócios equivale a 0,006% do montante de indústrias que existem no estado. A “moda” mostrada, desfilada e tão divulgada nas mídias durante a semana do evento estava representada por 8 empresas somente e sabemos que estas empresas não correspondem às grandes empresas da moda paranaense.
Uma indústria que se une para reivindicar em Brasília a baixa de impostos com o objetivo de ter preços competitivos com a indústria chinesa e indiana deveria se unir também para criar um evento que, de fato, represente a maioria das empresas do estado. Pois somente com a união de esforços, dos empresários, é que conseguiremos revindicar uma baixa significativa de impostos para toda a indústria de confecção do Paraná e ainda se nos unirmos aos outros segmentos do estado também a “moda” paranaense estará verdadeiramente representada.
Grife mineira Apartamento 03 fechou os desfiles do Paraná Business Collection
Eventos como este perdem a função porque representam uma minoria, contemplam pequenos grupos e deixam de representar a moda, a indústria criativa – os novos talentos – e também a economia tão presente nos polos no interior e tudo isto conta com o dinheiro do contribuinte, isto quer dizer o nosso dinheiro.