44
marcas participaram do Show Room de negócios realizado pelo evento Paraná
Business Collection em sua oitava edição. Oito “grandes” empresas desfilaram
suas coleções e 5 estilistas da “nova” geração foram contemplados com a participação
nesta edição.
desfile novos talentos - foto: Mauro Frasson
O
evento que promoveu mudanças significativas em toda sua estrutura – direção
criativa, curadoria com profissionais de moda, zoom cultural, imprensa
nacional, etc – ficou belíssimo, porém ainda não conseguiu aproximar as grandes
marcas do conhecido “corredor da moda” localizado no norte e noroeste do estado
para marcarem presença no maior evento de moda do estado.
Os
números do Paraná na indústria da moda são bastante motivadores, 6.500 empresas
(pequenas, médias e micro empresas. Fonte SEBRAE.2010) que empregam
aproximadamente 100 mil pessoas formalmente, fora os profissionais autônomos que
vivem à “margem’ da moda, costureiras, bordadeiras, estilistas, stylists e
ainda as empresas que terceirizam e até quarterizam seus serviços, promovendo
uma quantidade tão grande ou mais de profissionais que prestam serviços para que a
engrenagem funciona perfeitamente – por dentro e por fora – aqui podemos
registrar produtores de moda, modelos, camareiras, faxineiras, iluminadores,
montadores, etc. São aproximadamente 500 mil pessoas, ou mais, que vivem no
entorno deste mercado no estado do Paraná, sem vínculo algum profissional.
Das 44 empresas que participam do Salão de Negócios 30% são paranaenses,
30% de Minas Gerais, 13% de Santa Catarina e 13% do Rio Grande do Sul (Foto: Mauro Frasson)
Dados
do SEBRAE-PR confirmam que o Paraná ocupa a quarta posição entre os principais
polos produtivos do Brasil. Uma das características da indústria do vestuário
do Paraná é a organização em Arranjo Produtivo Local (APL). Em todo o estado
são seis, localizados em: Londrina, Apucarana, Cianorte, Maringá, Terra Roxa,
Francisco Beltrão e Imbituva. (fonte: Sebrae)
O
evento Paraná Business Collection não tem patrocinadores privados, como deseja
qualquer promotor de evento, isto quer dizer que através de entidades como a
FIEP Federação das Indústrias do Estado do Paraná, que oficialmente representa
as mais de 6.500 indústrias de confecção e o SEBRAE que assume uma boa parte da
conta além de alguns excelentes “apoiadores” como o grupo RPCcom, O Boticário,
entre outros.
O espaço Sesi Zoom Cultural - o melhor do evento!
Um espaço para quem quer discutir e entender sobre o mercado da moda
Um espaço para quem quer discutir e entender sobre o mercado da moda
O
número de empresas que participaram do show room de negócios equivale a 0,006%
do montante de indústrias que existem no estado. A “moda” mostrada, desfilada e
tão divulgada nas mídias durante a semana do evento estava representada por 8
empresas somente e sabemos que estas empresas não correspondem às grandes
empresas da moda paranaense.
Uma
indústria que se une para reivindicar em Brasília a baixa de impostos com o
objetivo de ter preços competitivos com a indústria chinesa e indiana deveria
se unir também para criar um evento que, de fato, represente a maioria das
empresas do estado. Pois somente com a união de esforços, dos empresários, é
que conseguiremos revindicar uma baixa significativa de impostos para toda a
indústria de confecção do Paraná e ainda se nos unirmos aos outros segmentos do
estado também a “moda” paranaense estará verdadeiramente representada.
Grife mineira Apartamento 03 fechou os desfiles do Paraná Business Collection
Eventos
como este perdem a função porque representam uma minoria, contemplam pequenos
grupos e deixam de representar a moda, a indústria criativa – os novos talentos
– e também a economia tão presente nos polos no interior e tudo isto conta com
o dinheiro do contribuinte, isto quer dizer o nosso dinheiro.