O
setor de moda é um dos que mais crescem no Brasil, segundo pesquisa do IBOPE,
com uma perspectiva de consumo de roupas de R$ 129 bilhões em 2013. Um dos maiores
eventos de moda do mundo é brasileiro- o São Paulo Fashion Week (SPFW)- que
aconteceu recentemente, e que perde somente para Paris, Milão, Nova York e
Londres. Criado em 1996, ele foi responsável por instituir diversos eventos
paralelos, voltados para redes de fast fashion e grandes produtores têxteis que
servem de suporte para levar as coleções apresentadas na semana de moda para as
grandes lojas, gerando assim um público mais abrangente.
O
aumento do poder aquisitivo da população, associado à maior acessibilidade às
tendências de moda internacionais, por meio de sites e blogs, impulsionaram o
consumo de roupas, calçados e acessórios, tendo como principais consumidores as
mulheres. Isso abriu espaço para o desenvolvimento do que é hoje um dos setores
online mais importantes, representando 12% do e-commerce.
Moda e acessórios
ocuparam a 3ª posição em vendas online no Natal de 2012 e o faturamento
previsto para e-commerce como um todo em 2013 é de R$ 28 bilhões, segundo
Webshoppers & e-bit.