quinta-feira, 6 de junho de 2013

Moda e mídias sociais, em uma conversa que não pode parar

Uma das propostas mais inovadoras criadas nesta 8ª edição do Paraná Business Collection foi, sem dúvida alguma, um espaço dedicado exclusivamente à troca de ideias sobre moda e suas vertentes, principalmente na comunicação.
O Paraná, assim como muitos outros estados, ainda não encontrou a verdadeira identidade da moda. Na verdade o Brasil ainda busca uma identidade para moda tão forte quanto a que temos na nossa música. Um dos temas abordados no Zoom Cultural que conta com a promoção do Sesi, tratou com exclusividade um assunto muito atual, importante e inovador: o poder das mídias sociais junto à moda.

Mei Weller, Daniela Nogueira, Mallu Meyer e Thais Rossiter
no Zoom Cultural promovido pelo Sesi - Foto: Gelson Bampi

A troca de ideias contou com presença de profissionais que lidam com o dia-a-dia da moda e o seu entorno: Mallu Meyer, produtora executiva de moda, Mei Weller, booker da agência Mega Models e Thais Rossiter, estilista da Coca-Cola Clothing com mediação de Daniela Nogueira, professora do curso de Tecnologia em Design de Moda das Faculdades da Indústria do Sistema Fiep.
Entre os assuntos abordados destaques para os benefícios que as novas tecnologias e mídias sociais trazem para o mercado da moda (Meyer) e ainda como as novas tecnologias rompem fronteiras, ligam as pessoas e diminuem o preconceito (Pazetto). Outra contribuição importante veio da estilista Thais Rossiter quando afirma que a moda não é só criação, a moda é colocar a mão na massa, fazer a roupa que vai atender o mercado e não somente ilustrar os editoriais, revelando um mercado muito mais comercial que artístico e que, embora ambos tenham de estar em sintonia o profissional precisa saber criar para vender senão não serve para o mercado.
A proposta do Zoom Cultural deve continuar, acredito que um espaço para discussão sobre moda deveria ser mensal e reunir profissionais cada vez mais antenados com o mercado criativo e a indústria têxtil, somente assim conseguiremos formar bons profissionais e vê-los bem direcionados no mercado de trabalho altamente competitivo que é a moda no Paraná e no mundo.