sexta-feira, 21 de junho de 2013

Proprietários de pequenas empresas estão lucrando com varejo on-line

Muitos proprietários de pequenas empresas estão utilizando o mercado on-line para aumentar os lucros. 

Foto: Alamy
A venda de produtos através de mercados on-line e sites de leilão tornou-se cada vez mais popular pelas empresas por causa dos baixos custos de arranque, a flexibilidade  e a sensação de estar no controle de seu próprio negócio sem sair de casa.

James Ward é um ilustrador que tem uma "loja" em Etsy.com . Por causa de sua página Etsy, ele foi contratado para projetar uma T-shirt para o sportswear empresa Lacoste. "Eles viram a minha boneca Cat print e queria um projeto semelhante, com um crocodilo em um vestido acenando com uma raquete de tênis em volta, ele diz em seu Blog Etsy . "Eu simplesmente amei este trabalho - que foi dado rédea livre para produzir a imagem que eu queria ".

ChannelUnity , uma startup integração mercado do Reino Unido, tem capitalizado sobre o crescimento de negócios on-line baseado em casa desde que começou em 2009. A empresa é especializada em conectar os varejistas e mercados on-line, como Amazon , eBay e Play.com.


quarta-feira, 19 de junho de 2013

Moda de Santa Catarina cresce muito além do PIB nacional

Um estudo apresentado na reunião da Câmara Têxtil, do Vestuário e do Calçado da FIESC mostrou que o setor têxtil e vestuário de SC cresceu acima da média nacional alcançando, atualmente, o status de segundo principal polo de tecidos e confecções do país.
Reunião discutiu a criação de uma frente parlamentar na Alesc para defender o setor (foto: Filipe Scotti)
Enquanto o número de indústrias do setor têxtil e de vestuário brasileiro cresceu 14,7% (entre 2008 e 2012) e o número de empregados apenas 0,2%, Santa Catarina elevou o número de estabelecimentos em quase 18% e o de trabalhadores em 5,4%. É essa tendência de crescimento acima da média nacional que aponta a possibilidade do Estado se tornar o principal polo de tecidos e confecções do país. Os dados constam no Relatório Setorial Santa Catarina Têxtil 2013, apresentado nesta terça (18) na reunião da Câmara de Desenvolvimento da Indústria Têxtil, do Vestuário e do Calçado da Federação das Indústrias (FIESC).

Segundo o diretor do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (IEMI, responsável pelo estudo), Marcelo Prado, Santa Catarina é hoje o segundo principal polo do país, atrás de São Paulo. Mas pode tornar-se líder nos próximos cinco anos, se mantidas as taxas de crescimento.
“O Estado está crescendo acima do país em função de seu maior grau de organização e integração de seus elos produtivos. Isso gera um grau de eficiência muito grande na produção”, avalia. Além disso, em sua opinião, o fato do Estado ter maior número de grandes e médias empresas no setor ajuda na competitividade, já que essas indústrias têm mais condições de investir, de agregar valor e de realizar atividades de inteligência de mercado.
O Estudo também mostra que o setor de têxtil e vestuário catarinense também tem se destacado na produção de confeccionados (9,6%, contra 1,3% no país), de fabricação de têxteis (0,6%, enquanto o Brasil caiu 6%), e no aumento no valor da produção de confecções (31% em Santa Catarina e 29,3% no nacional).
Apesar do desempenho superior, o setor também possui desafios a serem superados. Por isso a reunião também discutiu a criação da frente parlamentar da indústria têxtil na Assembleia Legislativa (Alesc), com a presença do deputado estadual Jean Kuhlmann, cuja intenção é canalizar as demandas do setor. Na opinião do presidente da Câmara de Desenvolvimento da Indústria Têxtil, do Vestuário e do Calçado, Sérgio Pires, o setor enfrenta dificuldades inerentes a outros setores, como a logística, mas também é diretamente afetado pelo custo da energia elétrica.
“Além disso, para o Estado continuar crescendo é preciso ajudar o empresário a entender melhor os comportamentos de moda. Diversas empresas estão crescendo a taxas muito superiores ao PIB por terem essa capacidade”, destaca Pires.

Fonte: http://www.jaraguaam.com.br/jornalismo/economia/setor-textil - Publicado por Rogério Tallini

terça-feira, 18 de junho de 2013

Elegância e conforto com muito estilo na hora do sim

Uma novidade para as noivas mais descoladas, mais ocupadas,  mais modernas e principalmente para aquelas que apreciam o conforto naqueles  momentos em que a última coisa que não podemos pensar é em tirar o sapato.

Foto: divulgação
A Converse lança em parceria com a estilista de noivas Julia Golldenzon, a “Converse Bride Collection” que conta com dois modelos de tênis feitos especialmente para as noivas. Ambos receberam rendas em todo calçado e o escrito “Just Married” (Recém-casados) no solado. 

Um deles ganhou bordados de flores e pérolas nos detalhes, e o outro, spikes e franjas no tornozelo. É possível personalizar o tênis com bordado da data do casamento. O primeiro modelo custa R$ 389, e o com franjas, R$ 449.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

O futuro da fotografia e dos fotógrafos

Quando vimos pela primeira vez aquelas fotos em movimento nos filmes de Harry Potter tudo parecia tão surreal que em momento algum - naquele tempo - acreditamos que aquele movimento visto nas fotos seria possível. No entanto o encontro de Jamie Beck e Kevin Burg mudou tudo o que conhecíamos sobre fotografia e cinema. A paixão de Jamie por fotografia e o conhecimento de Kevin em arte digital criou o que hoje conhecemos por cinemagraphs, que é o movimento nas fotos mas não o suficiente para ser um filme. É como se pudéssemos compartilhar o olhar do fotógrafo -  ao vivo - no exato momento em que o registro da foto é feito. 
Para ver mais, clique nas fotos abaixo e conheça a técnica do futuro que vai mudar a forma de nos comunicarmos nos blogs de moda principalmente.






Fonte: www.cinemagraphs.com

Moda Brasil em parceria com o IEMI

Nesta segunda-feira, 17.06, Ana Flôres e Indhira Pêra, diretoras da Newstage e organizadoras do Salão Moda Brasil 2013, realizaram uma coletiva para os jornalistas apresentando esta edição do SMB e destacando as novidades: os desfiles conceituais, que trazem as criações das marcas expositoras em um formato inovador, e a mostra de beachwear.
Ana Flôres e Indhira Pêra organizadoras do evento
Estavam presentes na ocasião Renato Boaventura, diretor da Rhodia, Elisabeth Haidar, gerente de marketing da Rhodia, Fernando Pimentel, superintendente da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), Alfredo Emílio Bonduki, presidente do Sinditêxtil-SP e Marcelo Prado, diretor do IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial).
Pimentel ressaltou a importância de eventos como o Salão Moda Brasil para movimentar a indústria têxtil brasileira. Já Bonduki mostrou uma posição otimista ao setor, evidenciado que a situação do mercado está sendo revertida. “Em 2012 o faturamento foi superior a 2 milhões de dólares, já este ano parece que os problemas começam a serem controlados com as desonerações”, afirmou o presidente do Sinditêxtl-SP.
A coletiva introduziu também a parceria entre SMB e IEMI, que de junho de 2013 a junho de 2014 traçará o DNA da confecção e varejo dos segmentos de moda íntima, praia e fitness, para compilar pela primeira vez um estudo com dados dos setores.

domingo, 16 de junho de 2013

Semana de Moda de Curitiba realiza quinta edição em junho

Curitiba se torna mais uma vez palco da moda no estado com a realização da quinta edição do LABmoda que acontece nos dias 29 e 30 de junho - iniciando assim a primeira de quatro ações voltadas para os "ligados" na moda.
A Cocch que já é conhecida do público do LABmoda, na edição concept vai apresentar sua quinta coleção. Foto: Daniel Sorrentino


O LABmoda – Semana de Moda de Curitiba chega em sua 5.a edição com proposta renovada. Nos dias 29 e 30 de junho o evento transfere-se para o Galpão Thá Cultural, no Centro da cidade. O  LABmoda Concept será a primeira de uma série de quatro realizações do  projeto previstas para 2013. As outras serão: uma ação de urbana, o Fórum de Gestão e Criatividade e a edição completa, com quatro dias, na primeira semana de novembro.


A reorganização da mostra, que acontece desde 2011, se deve ao fato de o LABmoda ter se tornado um evento de caráter multicultural, cada vez mais focado na criatividade. A organização do evento pensa em formatos que proporcionem maiores oportunidades de participação aos designers curitibanos. Além da moda, música, artes cênicas e literatura passaram a dividir o protagonismo no evento. “Mudamos o formato para estarmos mais presentes no calendário cultural da cidade e assim dar mais visibilidade para os designers no decorrer do ano”, explica Junior Gabardo, estilista e diretor criativo do LABmoda.


O LABmoda - Semana de Moda de Curitiba dá espaço também para bandas e artistas locais.
Foto: Vanessa de Lara

A Semana de Moda Concept vai apresentar ao público o trabalho de 20 estilistas locais, que se revezarão em uma única passarela. A feira LABModa terá estandes com venda pronta entrega para os interessados das peças desfiladas por estilistas curitibanos. “Sem burocracias, os clientes têm contato direto com os estilistas. O objetivo dessa edição é valorizar o lado artístico dos criadores", diz Júnior.

Estaremos fazendo a cobertura completa e trazendo todas as informações atualizadas do evento.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Os números do Paraná Business Collection

44 marcas participaram do Show Room de negócios realizado pelo evento Paraná Business Collection em sua oitava edição. Oito “grandes” empresas desfilaram suas coleções e 5 estilistas da “nova” geração foram contemplados com a participação nesta edição.
desfile novos talentos - foto: Mauro Frasson

O evento que promoveu mudanças significativas em toda sua estrutura – direção criativa, curadoria com profissionais de moda, zoom cultural, imprensa nacional, etc – ficou belíssimo, porém ainda não conseguiu aproximar as grandes marcas do conhecido “corredor da moda” localizado no norte e noroeste do estado para marcarem presença no maior evento de moda do estado.
Os números do Paraná na indústria da moda são bastante motivadores, 6.500 empresas (pequenas, médias e micro empresas. Fonte SEBRAE.2010) que empregam aproximadamente 100 mil pessoas formalmente, fora os profissionais autônomos que vivem à “margem’ da moda, costureiras, bordadeiras, estilistas, stylists e ainda as empresas que terceirizam e até quarterizam seus serviços, promovendo uma quantidade tão grande ou mais de  profissionais que prestam serviços para que a engrenagem funciona perfeitamente – por dentro e por fora – aqui podemos registrar produtores de moda, modelos, camareiras, faxineiras, iluminadores, montadores, etc. São aproximadamente 500 mil pessoas, ou mais, que vivem no entorno deste mercado no estado do Paraná, sem vínculo algum profissional.
Das 44 empresas que participam do Salão de Negócios 30% são paranaenses,
30% de Minas Gerais, 13% de Santa Catarina e 13% do Rio Grande do Sul (Foto: Mauro Frasson)

Dados do SEBRAE-PR confirmam que o Paraná ocupa a quarta posição entre os principais polos produtivos do Brasil. Uma das características da indústria do vestuário do Paraná é a organização em Arranjo Produtivo Local (APL). Em todo o estado são seis, localizados em: Londrina, Apucarana, Cianorte, Maringá, Terra Roxa, Francisco Beltrão e Imbituva. (fonte: Sebrae)
O evento Paraná Business Collection não tem patrocinadores privados, como deseja qualquer promotor de evento, isto quer dizer que através de entidades como a FIEP Federação das Indústrias do Estado do Paraná, que oficialmente representa as mais de 6.500 indústrias de confecção e o SEBRAE que assume uma boa parte da conta além de alguns excelentes “apoiadores” como o grupo RPCcom, O Boticário, entre outros.
O espaço Sesi Zoom Cultural - o melhor do evento! 
Um espaço para quem quer discutir e entender  sobre o mercado da moda


O número de empresas que participaram do show room de negócios equivale a 0,006% do montante de indústrias que existem no estado. A “moda” mostrada, desfilada e tão divulgada nas mídias durante a semana do evento estava representada por 8 empresas somente e sabemos que estas empresas não correspondem às grandes empresas da moda paranaense.
Uma indústria que se une para reivindicar em Brasília a baixa de impostos com o objetivo de ter preços competitivos com a indústria chinesa e indiana deveria se unir também para criar um evento que, de fato, represente a maioria das empresas do estado. Pois somente com a união de esforços, dos empresários, é que conseguiremos revindicar uma baixa significativa de impostos para toda a indústria de confecção do Paraná e ainda se nos unirmos aos outros segmentos do estado também a “moda” paranaense estará verdadeiramente representada.
Grife mineira Apartamento 03 fechou os desfiles do Paraná Business Collection
Eventos como este perdem a função porque representam uma minoria, contemplam pequenos grupos e deixam de representar a moda, a indústria criativa – os novos talentos – e também a economia tão presente nos polos no interior e tudo isto conta com o dinheiro do contribuinte, isto quer dizer o nosso dinheiro.