terça-feira, 30 de julho de 2013

Gestão de Marca, Imagem, Branding ...

Mitos e verdades sobre Branding

Você já ouviu falar em Branding? Sabe qual é a sua função para a Marca? Para desvendar os mitos referentes ao tema, Ana Couto, CEO da Ana Couto Branding, esclarece as principais dúvidas sobre o segmento:
O papel do Branding é estratégico?
Verdade. O Branding deve alinhar toda a empresa à estratégia de Marca e tem como objetivo criar uma proposta de valor – definição da essência da Marca e de seus atributos – e alinhar a cultura corporativa com os objetivos de construção do negócio no longo prazo, buscando maior diferenciação e relevância para seus públicos de relacionamento. Com a definição do papel da Marca, criamos a estratégia de negócios que define qual oferta de produtos e serviços deve concretizar e expressar a proposta de valor da Marca. Por último, porém não menos importante, temos a estratégia de comunicação, que informa a todos os públicos o diferencial competitivo e o posicionamento da Marca, sendo consistente em todos os pontos de contato, como, por exemplo, em campanhas na mídia, nas redes sociais, nas promoções, etc.

Branding não tem nenhuma ligação com o design?
Mito. O Branding constrói todo o campo associativo da Marca, mas é o design que traduz seus atributos e seu posicionamento de forma mais eficaz. As pessoas percebem mais diretamente o sentido visual por meio da imagem, da cor e da forma e esse território é um grande aliado do Branding.
Uma Marca forte protege os negócios?
Verdade. A Marca agrega valor à oferta de produtos e serviços da empresa, elevando seu valor financeiro. Uma Marca com boa reputação tem muito mais chances de criar fidelidade com seus consumidores, de lançar novos produtos, de entrar em diferentes mercados e, claro, de contratar e reter talentos. Em tempos de crise, marcas fortes recebem dos consumidores uma segunda chance, diferentemente de Marcas desconhecidas, rapidamente descartadas.
Branding é só cuidar da imagem?
Mito. O Branding tem que ir além da imagem. Marca bem forte tem o papel de construir um relacionamento diferenciado com todos os seus públicos de interesse, não só com o consumidor. Isso faz parte de uma boa estratégia de Marca.
O passado da Marca pode ajudar na criação de um novo Branding?
Verdade. Nunca negue suas origens. O passado é o ponto de partida para o futuro. Se a Marca tem uma história, compartilhe as informações com a agência de Branding. As Marcas de sucesso têm histórias para contar e as pessoas gostam de compartilhar. Se sua Marca tem anos de vida, com certeza ela também tem boas histórias. Descubra o quê desse tempo pode ser contado e resignificado para perpetuar e construir um futuro mais forte.
Branding é só para grandes empresas?
Mito. Empresas de pequeno e médio porte também devem se preocupar em se diferenciar, criando valor e conquistando seus consumidores. Pelo fato de as pequenas e médias empresas terem menos recursos, investir em um trabalho de Branding garante alinhamento e assertividade em todos os esforços do negócio e da comunicação. Isso é representado pelo que realmente pode diferenciar seu negócio: sua Marca.

O consumidor tem um único papel: comprar?
Mito. Seu consumidor pode ser acionista da sua empresa, trabalhar nela ou viver na comunidade que ela impacta. As grandes mudanças dos últimos 30 anos criaram consumidores multipapéis: acesso ao mercado de capitais, desenvolvimento das redes sociais, compra online e total informação sobre o produto, desde seu preço até seu processo produtivo. Portanto, trate seu consumidor como uma pessoa que pode cobrar de você uma postura perante o mundo!
Branding é um verbo no presente contínuo?
Verdade. É uma ação que não para, não faz break, não descansa, não fica em stand by e não pausa.


Fonte: Assessoria de Imprensa – www.anacouto.com.br

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Fotogramas da Moda

Por C.A.Macchia
Quando os irmãos Auguste e Louis Lumière, em 28 de dezembro de 1895 projetaram em uma tela branca no subterrâneo do Café Paris um dos dez rolos de filme com durações entre 40 e 50 segundos, intitulado “A chegada do trem à Estação Ciotat”, além do inusitado e conseqüente pânico que causou a cena de uma composição parecendo romper o écran e atingir uma terceira dimensão, também sobre esta superfície branca surgia a maior e mais influente passarela do mundo da moda.

Cartaz dos Irmãos Lumière
Desse longínquo dia até hoje o cinema passou a ter forte influência sobre gostos e costumes em todo o planeta.
Como o tema é infinito, pois você leitor veste-se, age, reflete, faz citações, alegra suas conversas, sempre com alguns fotogramas que lhe marcaram a vida até este momento, vamos iniciar com um marco dos anos 70.

a moda e os anos 70
1977
De repente o final de uma década marcada pela guerra fria, o medo de uma explosão nuclear, o câncer como signo da sentença de morte, as ditaduras latino-americanas  criaram o ambiente para uma geração que tinha no medo sua tradução maior.
Reprimida pois não viveu Woodstock, Beatles, a Era de Aquário passou sem nada trazer de bom ou mau, e o livro mais influente para muitos era “Eram os deuses astronautas” de um medíocre contador suíço chamado Erich von Daniken, que dizia que nada que a humanidade construiu ao longo de sua história era mérito do prodígio humano, mas sim de seres cósmicos que vinham brincar de parquinho em nosso planetinha azul.
Era o coup de grace nas vãs esperanças dessa geração assustada.
Bem, de repente surge um personagem de terno branco, camisa preta, sapato de salto alto que parecia levitar sobre uma pista de luzes multicoloridas ao som de uma batida contagiante de outros garotos de Liverpol, que atendiam pelo nome de Bee Gees.
Foi o suficiente.
Do dia para a noite o mundo era de Tony Monteiro, conhecido atualmente como John Travolta.

John Travolta e o filme Os embalos de sábado a noite
“How Deep Is Love” era o background de qualquer situação romântica.
Seja das festinhas de garagem aos saraus de domingos. Noivos casaram-se sob este tema. Não interessa se estivesse em Katmandu ou no Crato. A letra era o de menos. O som era o máximo. Claro que o álbum duplo do filme era o objeto de consumo de todos.
Porém, a música era apenas uma parte desse cenário.
Sem os coletes, as calças coladas de boca sino, os sapatos plataforma nenhum mancebo podia ter sucesso.
Claro que as coquetes também tinham sua indumentária de vestidos até a canela, preferencialmente de cores fortes, pintura com muito brilho e cabelos longos e cacheados, além das meias três quartos coloridas, e sandálias de salto alto.
Chinês, Norueguês, Paulistano, para quebrar a rima barata entravam nas Discotecas com coreografias ensaiadas e as roupas rigorosamente definidas.
O mundo entrou na febre do sábado a noite. Uma febre que alegrou ao menos o fim de uma década assustadora.
No Brasil a novela Dancin’ Days, consagrou esta moda. Ninguém com mais de 15 anos e menos de 20 saía de casa para uma Discoteca sem seus trajes de Saturday Night Fever.
Claro que existiam as outras tribos como a turma do chamado “rook pauleira”, mas era de fato uma minoria.
Durante três anos todos viviam uma “Night Fever” que aqueceu uma geração planetária.
Assim as fibras sintéticas, as maquiagens berrantes, as camisas sociais utilizadas de forma despojada romperam uma série de preconceitos e criaram muitos outros.

O fato é que o cinema é a passarela.
Através dele um roteiro de estilos é criado para você.
Até mais. 

domingo, 21 de julho de 2013

LUTO NA MODA, FESTA NO CÉU...


Nos anos 90 tive a oportunidade de conhecê-lo em um dos concursos que a Elite Models franqueou quando eu, ainda aspirante a modelo era apresentada pela querida Regina Murça, a este maravilhoso e fascinante universo “fashion” que norteou minha vida, minha formação e minha carreira, até hoje. Em tempos atuais podemos dizer que perdemos um empreendedor, um visionário, o criador de um estilo, dos grandes concursos e das “super models”. Se existe um céu, tem uma bela festa acontecendo neste fim de semana por lá. Aqui deixo minha homenagem.

Foto: entre as inúmeras tops descobertas
John Casablancas nasceu em Nova York, cidade de oportunidades, cidade onde qualquer imigrante determinado, vence! como um dia revelou Oprah Winfrey. E ele venceu a vida, e viveu como muitos almejam viver. Com um olho “treinado” para o belo revelou para o mundo, nos anos 80 e 90 e 00, as mais belas mulheres – atrizes e modelos - que até hoje movimentam grandes somas no mercado publicitário da moda, entre elas: Adriana Lima, Alessandra Ambrósio, Ana Beatriz Barros, Caroline Ribeiro, Cindy Crawford, Claudia Schiffer, Fernanda Tavares, Heidi Klum, Isabeli Fontana, Linda Evangelista, Naomi Campbell, Stephanie Seymour, Cameron Diaz, Drew Barrymore, Uma Thurman, Daria Werbowy, Ashley Judd, Kirsten Dunst, Tyra Banks, Monica Bellucci, Andie MacDowell, Paulina Porizkova, Isabella Rosselini e Nastassja Kinski, etc.
Foto: John Casablancas, Ana Beatriz Barros (esq) e modelo
Conviveu sempre com o chamado “grand monde”, mas tornou-se internacionalmente conhecido como fundador da agência de modelos Elite, que lançou as mais famosas modelos e expandiu-se por vários países. Depois de um período afastado do meio, por uma cláusula de não-competição no mercado, voltou em 2008, com a inauguração da Joy Model Management. Até o final de 2009 pretendia abrir filiais de sua nova agência em outros países.
Foto: divulgação


Foto: com Cindy Crowford e Naomy Campbell

Morreu na manhã deste sábado (20), o empresário da moda lutava contra um câncer, esteve internado por duas ocasiões no hospital Samaritano, no Rio de Janeiro em abril e maio último.
Foto: John  Casablancas e Aline Wermelinger

Em 2008, lançou a biografia “Vida Modelo”, onde revelava os bastidores dos desfiles e agências de modelos.
De origem catalã, John Casablancas era casado com a ex-modelo brasileira Aline Wermelinger, deixou cinco filhos, entre eles Julian Casablancas, vocalista da banda de rock americana The Strokes.

O poder da mulher forte

Em busca de mulheres reais e de personalidade marcante grandes marcas de luxo recorrem à modelos que fizeram diferença no mundo da beleza e da moda e hoje brilham com sua beleza de mulher madura e forte.

Foto: Getty Image

Conhecida pela aura de glamour que conferia aos eventos em que marcava presença a ex-primeira-dama francesa marcou presença na apresentação da nova coleção da Bulgari, em Itália.
No entanto, durante os anos em que ocupou o lugar de primeira-dama do Eliseu, ao lado de Nicolas Sarkozy, a ex-modelo e cantora adotou uma postura muito discreta, surgindo com looks formais e cores pouco favorecedoras.

Foto: divulgação

Agora, porém, Bruni parece ter renascido e acabou por brilhar mais do que nunca na apresentação da nova coleção de alta joalharia da Bulgari – marca da qual é agora embaixadora – que decorreu em Portofino, Itália.
Em entrevista, a cantora falou sobre a decisão de ter protagonizado as fotos para a marca italiana. “Para mim, a Bulgari é símbolo de paixão e da alegria viva e colorida”, explicou. “Como as pedras preciosas da pulseira Seventies que a minha tia usava quando eu era criança. Adorava aquela pulseira. A sua alegria, fantasia. Sonhei um dia ter uma peça daquelas. Tal como eu, veio de Itália para Paris. Talvez tenha sido esse o motivo por eu ter gostado tanto dela”, acrescentou a Bruni, radiante por ter voltado a trabalhar como modelo.
A campanha da coleção Diva é assinada pelo fotógrafo Terry Richardson.

terça-feira, 16 de julho de 2013

E-commerce grátis para pequenos empresários

Conheça a primeira plataforma de e-commerce 100% gratuita que dobrou o número de lojas virtuais em apenas 30 dias. Conheça o que mais vende na Loja Integrada.
Foto: divulgação

Facilidade de gestão, páginas atraentes e ferramentas inteligentes de integração e vendas, tudo isso a custo zero, sem mensalidade e comissões sobre vendas. Esta tem sido a receita de sucesso da Loja Integrada, primeira plataforma para criação de lojas virtuais, totalmente gratuita, que em dois meses de lançamento já alcançou mais de 10 mil lojas hospedadas, algumas com faturamento superior a R$ 40 mil. “Em 30 dias, o número de pessoas utilizando a tecnologia dobrou. A meta da Loja Integrada é ser a plataforma de comércio eletrônico mais utilizada pelo brasileiro no próximo ano”, explica Adriano Caetano, Diretor da startup.

Democratização do e-commerce

Para isso, a empresa investiu pesado em uma tecnologia que torna possível qualquer pessoa criar seu comércio eletrônico, em apenas 5 minutos. “Se levar mais de 15 minutos, não cumprimos nosso objetivo”, explica Adriano. “Temos clientes que nunca imaginaram ter um e-commerce porque achavam o processo complicado, outros que migraram de outras tecnologias pela dificuldade de gestão, alguns que abrem uma loja para vender objetos pessoais usados, e muito empresários, que viram na Loja Integrada uma possibilidade de ampliar suas vendas por meio da internet”. “É a democratização do e-commerce”, afirma Caetano.

Versão completa e Grátis

Para ingressar no comércio eletrônico, o empreendedor se cadastra na plataforma da Loja Integrada (www.lojaintegrada.com.br) e inicia sua loja virtual. No plano gratuito, sem mensalidade e comissões sobre vendas, o usuário consegue incluir até 50 produtos, com facilidades até então indisponíveis a custo zero: domínio próprio, integração com mais canais de vendas como o Mercado Livre e loja no Facebook, otimização em sites de busca, controle de estoque e suporte técnico. Outra característica que tem chamado a atenção dos clientes é a qualidade do visual das páginas, que podem ser personalizadas de acordo com a identidade da empresa. “Sabemos da importância da imagem da loja para fidelizar os consumidores, por isso apostamos no design para oferecer um ambiente virtual com interface profissional”, explica.

Segmentos mais populares na Loja Integrada

Moda e acessórios – 36,8%
Informática – 24,8%
Eletrônicos – 23%
Cosméticos, perfumaria e cuidados pessoais – 21,7%
Telefonia e celulares – 17,2%
Case e decoração – 14,9%
Artesanato – 14,8%
Games – 13,8%

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Estilo.. quem tem?

Estilo é o que faz você único
por Tatiane Lima, Consultora de Imagem
“O estilo é mais do que uma maneira de se vestir: é o modo de ser, de viver e de se relacionar com o mundo.
Nele estão suas escolhas particulares, desejos, humores e até mesmo suas fantasias.
A moda é uma proposta da indústria. O estilo é uma escolha pessoal.
Moda é oferta. Estilo é escolha.
O estilo se utiliza da moda para renovar o seu repertório.
A moda passa, o estilo permanece.” 
Gloria Kalil

O Estilo está acima da moda. A moda é fruto de tendências de mercado, enquanto o estilo é o que realmente você é.
Um estilo não se compra como a moda, é adquirido através dos anos. E jamais copie o estilo de alguém. É muito importante cada pessoa encontrar o seu.
Foto: www.oxentemenina.com

Vou passar aqui muitas dicas para você encontrar seu estilo.
Haverá sempre um assunto que vai enriquece-los de informações e deixa-los mais confortáveis para se sentirem ainda mais confiante e feliz.

Dica:

  • Para definir o seu estilo, procure imagens que representem aquilo que gosta.
  • Pensando nisto, monte um painel com as suas figuras favoritas e use-o de referência.
  • Saber o que nos favorece e potencializa a nossa imagem é uma das chaves para o sucesso.
  • Comece a reparar quando as pessoas mais te elogiam, quando você está com uma determinada cor ou com um modelo de roupa. É exatamente aí que a sua beleza está sendo realçada.

Vamos falar aqui sobre todos os estilos, os tipos físicos, cores, comportamentos, imagem profissional, cortes de cabelos e óculos para cada formato de rosto, maquiagem e muito mais. E claro, não deixando de falar em moda também.
Fonte: Marie Claire
Só lembrando que a questão principal não é estar na moda mas, sentir-se bem.
É sempre possível encontrar pessoas vestidas com as melhores roupas de costureiros famosos e assim mesmo não parecerem bonitas e elegantes.
Falta alguma coisa: estilo!!

Até o próximo post!

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Inspiramais - O melhor da moda em um evento único

Um evento importantíssimo que contempla a discussão sobre temas relevantes para a moda brasileira em diversos segmentos, reunindo compradores internacionais, industriais, designers, estilistas, fabricantes de insumos e produtos finais. Assim é o InspiraMais Inverno 2014! que iniciou nesta quarta-feira com uma grande movimentação nos corredores do Centro de Convenções Frei Caneca, na capital paulista.
Foto: Divulgação
“É muito mais do que um evento de moda e negócios, o Inspiramais é uma ação de estímulo às novas ideias, interligando a aplicação do design a cada segmento, gerando oportunidades, valorizando o produto nacional, incentivando e trazendo muito mais conhecimento através de oficinas especializadas e profissionais de primeira linha”, ressalta Marcelo Nicolau, presidente da Assintecal by Brasil, realizadora do Salão.
Foto: Divulgação
“Por meio do Inspiramais, buscamos implantar a cultura do design e inovação Made in Brasil, a importância da pesquisa e do desenvolvimento de uma identidade própria e com referências brasileiras. Tudo aplicado no desenvolvimento de novos produtos”, frisa o estilista Walter Rodrigues, que coordena o núcleo de design
Walter Rodrigues comanda o núcleo de design
Durante a manhã, ocorreram programações por todos os lados do evento. No Inovamais, foram abordados assuntos como, Oportunidades para a Copa do Mundo, com o palestrante Amir Somoggi, Inovação para a Indústria Calçadista com a empresa Basf, Tecnologias Voltadas para a Corrida com a empresa Saucony, e o case da empresa Dow "Um passo a frente para espumas de desempenho superior".
... e muita inspiração - foto Márcio Madeira
A oitava edição do evento acontece nesta quarta (10) e quinta (11) e a  programação completa pode ser conferida no site www.inspiramais.com.br