quarta-feira, 22 de maio de 2013

Fora do Figurino – As medidas do jeitinho brasileiro


Uma preciosidade pouco glamourizada no mundo da indústria da moda. A importância das medidas corretas na hora de se comprar uma peça de roupa no Brasil.
Um documentário feito depois de quatro anos de pesquisa revela de um modo bem humorado o "jeitinho brasileiro" para se encaixar nas medidas que estão dispostas no mercado brasileiro, principalmente no mercado têxtil.

Adriane Galisteu, Ana Maria Braga, Beatriz Segall e Odilon Wagner estão entre as personalidades que dão depoimento sobre o assunto.


No Brasil tem que passar pelo provador, senão você vai acabar tendo problemas em casa.
Eu provo tudo que eu quero comprar. Aqui tem que provar!
Adriane Galisteu, sobre sua experiência na compra de roupa.

Nos países desenvolvidos do mundo, a indústria de vestuário faz pesquisas para encontrar o tipo de roupa ideal para o cidadão médio. Porém, no Brasil não é o que acontece e os fabricantes acabam usando medidas estrangeiras por falta de estudos. Neste documentário, o diretor analisa as consequências desta realidade, que envolvem fatores financeiros e saúde pública, e conta com depoimentos de pessoas com dificuldades em encontrar produtos brasileiros adequados a sua numeração e dos profissionais que trabalham com confecção de roupas, calçados e outros produtos que usam tabela de medidas.


É a média do joga fora, então, 20 centímetros é a média do que se joga fora em cada ajuste.
Magda dos Santos, costureira – sobre o desperdício no setor da confecção.


O documentário dirigido por Paulo Pélico, está em cartaz desde março (2013). Paulo é dramaturgo, produtor de teatro, cinema e vice presidente da APTI (Associação de Produtores de Teatro Independente).

Confira o trailer do filme e dê um jeitinho, bem brasileiro, de conhecer a obra toda.



O filme já angariou críticas, por não propor discussões ou reflexões sobre o tema que você mesmo (a) pode conferir. (http://www.adorocinema.com/filmes/filme-217630/criticas-adorocinema)

Fonte: www.foradofigurino.com.br

A "mão" que clica o mouse...


Pesquisas do IBOPE revelam: praticamente metade das mães brasileiras já estão conectadas à internet, sendo que 39% do grupo utiliza a rede para se informar e 23% para se entreter. Então se você tem um produto e sabe que o teu público está entre a maioria das mães brasileiras, fique atento pois elas estão cada vez mais ligadas. E ainda, quando consideradas exclusivamente as matriarcas que trabalham, esses percentuais sobem para 46% e 27%, respectivamente.

foto: blog carioca
No Brasil, 47% das mulheres das principais capitais e regiões metropolitanas são mães ou responsáveis por algum integrante do domicílio onde vivem. Desse total, 57% trabalham e 83% são as principais responsáveis pelas compras da casa. Além de cuidar dos filhos, ser uma profissional bem sucedida,  dona de casa e esposa, mais uma importante atividade é atribuída ao cotidiano das mães brasileiras: a interação com os meios de comunicação.

De acordo com dados do IBOPE Media, 97% das mães brasileiras assistiram à TV nos últimos sete dias. No mesmo período, 71% escutaram rádio, 48% acessaram a internet, 40% leram jornal, 35% viram TV por assinatura, 33% leram revistas e 3% foram ao cinema.
A busca de informação e entretenimento é crescente entre as mães brasileiras que além de consumir dois ou mais meios simultaneamente, também consomem um mesmo meio em diferentes plataformas. A leitura do jornal impresso e digital, por exemplo, já corresponde a 7% entre elas.

No geral, enviar e receber e-mails são as atividades mais praticadas pelas mães que estão conectadas (84%). Mas o acesso às redes sociais também é comum, 75% delas visitaram páginas da categoria, sendo que 59% publicaram ou atualizaram conteúdo nos últimos sete dias. Ler notícias é outra atividade popular entre elas, com adesão de 67%.

Fonte: www.IBOPE.com.br

Semana de moda apoiada por importantes entidades do setor têxtil

Desta vez o estado de Alagoas foi o contemplado. A cadeia produtiva de Têxtil e Confecções do estado apoia a 7ª edição da Semana de Moda de Alagoas.

foto: studio Silvio Eugenio

O lançamento oficial da Semana de Moda de Alagoas, a Trend House 2013, foi realizado nesta terça-feira (21). Apoiado pela Cadeia Produtiva de Têxtil e Confecções em Alagoas (CPTC), através de um convênio do Governo do Estado entre a Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), Sebrae/AL e Sindicato da Indústria do Vestuário de Alagoas (Sindivest), o evento chega à sua sétima edição entre os dias 19 e 23 de agosto, na Musique.


Responsável pelo fortalecimento do setor em Alagoas, a CPTC investe em maquinário, capacitações e treinamentos para as costureiras e para os micro e pequenos empresários, e também na construção de polos de confecção.

foto: Marcus Teles

“Firmando parcerias em eventos como esse, visamos fomentar o setor e, principalmente, desenvolver o potencial que Alagoas possui no ramo da moda, tendo como diferencial as referências do artesanato e a excelência dos produtos feitos à mão”, diz Pauline Reis, diretora de Micro e Pequenos Negócios da Seplande. 

terça-feira, 21 de maio de 2013

Compradores internacionais, de têxteis, são convidados para jogos da Copa

Três grandes indústrias têxteis brasileiras, Vicunha, Delfa e Cipatex estão dispostas a apresentar o futebol brasileiro aos seus clientes internacionais.  As três empresas, participantes do Texbrasil (programa de exportação da Indústria da Moda Brasileira), desenvolvido pela ABIT em parceria com Apex-Brasil fazem parte de um Projeto desenvolvido pela Agência que leva compradores estrangeiros aos jogos da Copa.

foto: Vicunha - reprodução

O Projeto pretende promover negócios entre empresas e o estreitamento de relações, usando da boa imagem do Brasil associada ao esporte em questão.  A Cipatex trará ao país representantes de importantes empresas do Chile. Para o gerente de vendas da empresa, Aureovaldo Casari, as expectativas são grandes: “O objetivo é fechar a primeira venda com uma delas e fazer parceria com uma outra. Elas têm muitos contatos e poderá se transformar em uma distribuidora nossa no Chile”, acredita.

foto: cipatex - arquivo

O gerente ainda acrescenta a importância de se trabalhar com alternativas diferentes de um tradicional ambiente de negócios: “O Projeto Copa é ótimo, pois permite o relacionamento fora do ambiente de trabalho dos compradores, proporcionando momentos de interação pessoal, além da oportunidade de poder mostrar nossa unidade produtiva, demonstrando nossas vantagens competitivas e gerando maior confiabilidade”, conclui.

foto: facebook/delfabojos

segunda-feira, 20 de maio de 2013

A Moda Paranaense bem alinhavada

Mudanças significativas na condução do evento Paraná Business Collection são fundamentais para colocar o Paraná no caminho dos grandes negócios da moda brasileira.
foto: Mauro Frasson

Representado por importantes números a indústria da moda no Paraná reúne aproximadamente 6,5 mil empresas (média, pequena e micro empresas) que atuam nos setores: têxtil, couro e vestuário. Juntos empregam 100 mil trabalhadores (diretos – ou seja aqueles que se podem constatar por entidades como a FIEP). No entanto aproximadamente 800 mil pessoas trabalham no entorno desta grande indústria de transformação no estado, que hoje responde pelo segundo setor industrial com maior geração de emprego, ficando atrás apenas da indústria de alimentos. São fotógrafos, modelos, costureiras, estilistas, produtores de moda, maquiadores, etc.

Edson Campagnolo - presidente da FIEP - foto: Mauro Frasson

Daí a importância de se cuidar do evento que nos últimos anos tem se tornado a vitrine da moda paranaense para o Brasil. “Esta indústria ganha visibilidade no Paraná Business Collection. O evento é uma oportunidade para o empresário do setor mostrar a qualidade do seu trabalho, mostrar que mais que roupa,  produz moda e investe a cada ano em inovação e qualidade”, destaca o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, também empresário do setor.

As mudanças na direção do evento contam com curadoria de moda para a escolha das marcas participantes dos desfiles – profissionais da moda estarão à frente desta seleção, o que faz toda diferença. A presença de uma comunicação para todo o Brasil é também uma das estratégicas de divulgação do evento e, sem dúvida, a única maneira de projetar o Paraná em todo território nacional e ainda tudo que envolve os bastidores do evento a partir desta edição se profissionaliza com a presença de profissionais oriundos de outros eventos de moda.
foto Rogério Theodorovy

A realização de um evento de moda envolve várias etapas e, evidentemente, deve envolver vários profissionais, todos em total sintonia e conectados  com a outra parte, porque no final tudo se soma

O evento Paraná Business Collection é uma realização da FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná). A oitava edição do evento acontece de 4 a 7 de junho. Na programação, palestras, show room de negócios, desfiles e mostra dos novos talentos da moda paranaense.

Fonte: FIEP - Para saber mais Acesse: www.eventopbc.com.br

Parananeses chegam a gastar R$7,8 bilhões com vestuário


Liderados pela classe C, os paranaenses devem movimentar cerca de R$7,8 bilhões no mercado de vestuário em 2013, com gasto per capita de R$ 861,56, segundo dados do Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência.


Foto: agência FIEP

De acordo com o levantamento, no Paraná, a classe C é a que apresenta maior potencial de consumo, com estimativa de gastos em torno dos R$3 bilhões, o equivalente a 38,8% do consumo no estado.

A classe B aparece logo na sequência, com potencial de consumo de R$2,9 bilhões, ou 38,2% dos gastos totais no estado.

No Paraná, as classes A e DE devem movimentar cerca de R$ 1,3 bilhão e R$455 milhões, respectivamente.

O mercado de moda na internet

Um levantamento divulgado pelo Ibope (www.ibope.com.br) revela alguns números sobre o mercado de moda on line. Portanto se você trabalha com varejo de moda e ainda não está conectado ou o teu site ainda não funciona com toda tecnologia que deveria, fique atento pois o mercado está em franca expansão e promete, pelo menos por enquanto, não recuar.