quarta-feira, 22 de maio de 2013

Fora do Figurino – As medidas do jeitinho brasileiro


Uma preciosidade pouco glamourizada no mundo da indústria da moda. A importância das medidas corretas na hora de se comprar uma peça de roupa no Brasil.
Um documentário feito depois de quatro anos de pesquisa revela de um modo bem humorado o "jeitinho brasileiro" para se encaixar nas medidas que estão dispostas no mercado brasileiro, principalmente no mercado têxtil.

Adriane Galisteu, Ana Maria Braga, Beatriz Segall e Odilon Wagner estão entre as personalidades que dão depoimento sobre o assunto.


No Brasil tem que passar pelo provador, senão você vai acabar tendo problemas em casa.
Eu provo tudo que eu quero comprar. Aqui tem que provar!
Adriane Galisteu, sobre sua experiência na compra de roupa.

Nos países desenvolvidos do mundo, a indústria de vestuário faz pesquisas para encontrar o tipo de roupa ideal para o cidadão médio. Porém, no Brasil não é o que acontece e os fabricantes acabam usando medidas estrangeiras por falta de estudos. Neste documentário, o diretor analisa as consequências desta realidade, que envolvem fatores financeiros e saúde pública, e conta com depoimentos de pessoas com dificuldades em encontrar produtos brasileiros adequados a sua numeração e dos profissionais que trabalham com confecção de roupas, calçados e outros produtos que usam tabela de medidas.


É a média do joga fora, então, 20 centímetros é a média do que se joga fora em cada ajuste.
Magda dos Santos, costureira – sobre o desperdício no setor da confecção.


O documentário dirigido por Paulo Pélico, está em cartaz desde março (2013). Paulo é dramaturgo, produtor de teatro, cinema e vice presidente da APTI (Associação de Produtores de Teatro Independente).

Confira o trailer do filme e dê um jeitinho, bem brasileiro, de conhecer a obra toda.



O filme já angariou críticas, por não propor discussões ou reflexões sobre o tema que você mesmo (a) pode conferir. (http://www.adorocinema.com/filmes/filme-217630/criticas-adorocinema)

Fonte: www.foradofigurino.com.br