quinta-feira, 23 de maio de 2013

Empresas do bem – a Moda por um mundo melhor


A revista ISTOÉ dinheiro, publicou em sua edição 813 a lista com as 50 empresas que estão trabalhando para melhorar a produtividade utilizando-se de formas inovadoras para se relacionar melhor com a sociedade e o meio ambiente.
Selecionamos neste post, somente as empresas ligadas ao mercado da moda. Para lembrar que , sim, é possível crescer com uma economia cada vez mais voltada para a sustentabilidade. A lista completa das empresas pode ser acessada pelo link: http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/118868_as+50+empresas+do+bem

Na reportagem, coordenada por Rosenildo Gomes Ferreira, a revista apresenta 50 iniciativas que estão dando sua contribuição neste segmento. Seja no desenvolvimento de produtos inovadores, seja na adoção de tecnologias verdes, que possibilitem reduzir seu custo operacional e também em sua relação com a comunidade. Destaques "fashion":

Green Obsession
produtos Green Obsession - foto divulgação

O que antes ia parar nos rios em Manaus agora é procurado por estrangeiros como peça artesanal de moda. Foi assim que a Green Obsession se inseriu no mercado da moda sustentável ao aproveitar o couro de peixes da região, como o tambaqui e o tucunaré, para fazer bolsas e sapatos. Idealizada pelo engenheiro civil Aidson Ponciano e pela engenheira agrônoma Rose Dias, a marca trabalha também com madeira certificada e fibra natural. O primeiro contato de Ponciano com o couro do peixe foi em 2000 através do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), que começou a desenvolver o processo de curtume da pele, que antes era descartada pela indústria de pesca local. Atualmente, há uma cadeia de fornecedores da matéria-prima para a Green Obsession, que foi pioneira na produção de produtos de moda com esse material.


EcoSimple

Desfile masculino de Alexandre Herchcovitch no SPFW / Fotos: Agência Fotosite

Sustentabilidade pode ser fashion. É o que provou a paulista EcoSimple, que produz tecidos ecológicos com materiais que variam de retalhos descartados de confecções a garrafas PET. A empresa atraiu estilistas que usaram o insumo em roupas para desfiles realizados na passarela do São Paulo Fashion Week (SPFW), como Alexandre Herchcovitch. Segundo Cláudio Rocha, diretor-comercial da EcoSimple, o mais novo desenvolvimento da empresa é fruto da parceria com a Coca-Cola e com a Giroflex. Foi elaborado um tecido também feito de PET que revestirá sete mil cadeiras do novo estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O material também deu origem a uma cadeira utilizada no cenário do BBB 13, reality show da Rede Globo