sexta-feira, 24 de maio de 2013

Moda é moda, arte é arte ou a arte é vestível

Um dos melhores exemplos de fusão moda e arte foi a "leitura" feita por Yves Saint Laurent em 1965 do quadro de Mondrian. A meu ver esta é a melhor maneira de revelar como é possível "vestir" algo de arte. Isto mostra que a moda é democrática e permite que pessoas "comuns" tenham contato com uma obra arte que sequer teriam a oportunidade de conhecer se não houvesse a interferência da moda.
fashion then
Nos mercados nos quais a moda é atividade antiga, o interesse dos profissionais do ramo por manifestações culturais, entre elas, as artes visuais, o cinema, o  teatro e a música, é grande e consolidado. Existe um motivo claro para isso. Com a necessidade que o mercado exige de mudanças rápidas, é nestas manifestações que a moda encontra subsídios para se reinventar. Também é por aí, pela identificação cultural, que ela estabelece pontos de contato com o consumidor. Acompanhar a história da moda é outro interesse que mistura, de maneira eficiente, o entretenimento cultural com estratégias comerciais. É possível fazer isso através de livros e grandes exposições temáticas, que trazem um apanhado de determinado período ou da obra de algum criador, alimentando o processo de pesquisa com ideias e informações.

Editorial da revista Vogue Brasil de fevereiro 2013, inspirado nas igrejas barrocas de Salvador

Moda é cultura no Brasil

Para amparar o crescimento do interesse do brasileiro pelas manifestações artísticas, é necessário que as mudanças aconteçam também na sustentação legal. No que diz respeito à moda, desde 2010, ela foi classificada, no Brasil, como manifestação cultural e passou a receber incentivos fiscais do governo. Desde outubro de 2012, encontros vêm sendo realizados para articular a participação da moda brasileira nas Arenas Culturais – projeto para a copa do mundo 2014. Então mãos à obra, se você tem “bons” projetos na área da moda, acredite, acesse e invista.
(http://www.cultura.gov.br/noticias-sefic/-/asset_publisher/QRV5ftQkjXuV/content/minc-realiza-mais-um-encontro-com-a-moda-582619/10895)

David Bomberg | John Galliano - Paris

Moda brasileira com identidade

A maneira como a moda brasileira e seus agentes irão alinha-ser com este interesse cultural amplificado irá definir o futuro do setor. Apesar de não ser uma atividade das mais antigas no Brasil, a moda vem construindo uma história consistente por aqui. Hoje, algumas marcas já podem contabilizar mais de três décadas de existência, suficiente para terem estabelecido uma identidade reconhecível no mercado. Além disso, os desfiles organizados ocorrem desde 1996 . Estas condições somadas, ou seja, o histórico de realizações na área, funcionam como um acervo disponível para uso. Desta forma, os departamentos de criação e pesquisa podem se debruçar sobre a própria história da moda nacional e encontrar nela subsídios para o desenvolvimento de novas coleções. É sintomático o surgimento de uma editora no país, a Estação das Letras, voltada para a publicação de livros dedicados a pensar a moda brasileira.


Livros lançados pela editora Estação das Letras
Fonte: www.usefashion.com